Indicações: Beto Carvalho pede a valorização dos auxiliares de enfermagem e a adesão do município ao Programa Brasil Sorridente

BetoCarvalho 05.04.2021Em discurso na sessão remota, por videoconferência, Beto Carvalho destacou a importância do programa de saúde bucal 07/04/2021 - Autor de mais de vinte Indicações que pedem à prefeitura melhorias para o município, o vereador Beto Carvalho (DEM) comentou algumas dessas proposituras, durante discurso na sessão plenária da última segunda-feira (5). O pronunciamento, realizado por videoconferência devido às restrições da pandemia, está disponível na íntegra neste link do YouTube.

Dentre as propostas, Beto citou a Indicação 119/2021, que reivindica o reconhecimento dos auxiliares de enfermagem como técnicos de enfermagem. Segundo ele, a medida é necessária, já que tais profissionais executam os mesmos trabalhos, “desde aplicações de injeção, curativos, aferição de pressão”. “Precisa valorizar esse pessoal da enfermagem”, disse, pedindo o apoio do Executivo.

O parlamentar também comentou a Indicação 129/2021, lida durante o expediente da sessão, que solicita a adesão do município ao Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal. Segundo Beto, a implantação do programa de saúde bucal é importante para a saúde pública, já que inclusive garante melhorias na autoestima dos moradores que não têm condições de pagar por serviços de dentistas.

Beto ainda comentou conversa que teve com o presidente da Associação dos Servidores Públicos, Fernando Madeira, na qual foi discutida a importância de um plano de carreira específico para os profissionais da saúde. Segundo ele, o presidente da entidade afirmou que o assunto está “bem adiantado”, com o apoio do Conselho de Saúde, e que em breve haverá novidades sobre o assunto.

POSTO DO COLINA

O vereador também afirmou que, naquela data, esteve no posto de saúde do Jardim Colina. O objetivo foi verificar denúncia de moradores, que alegam que o médico da unidade atende no local apenas uma vez por semana - e às vezes nem isso. “Estive lá, constatei que é verdade”, disse, informando que o secretário de Saúde se comprometeu a destacar um novo profissional para a unidade, ainda essa semana, já que o médico que lá atendia está atuando na tenda da Covid. “Vou acompanhar e fiscalizar. Porque esse é o papel do vereador”, disse Beto.