Mudanças na Previdência municipal aprovadas pela Câmara eram determinações de lei federal, afirma Jesus Lopes

JesusLopes 22.06.2020O vereador Jesus Lopes, durante discurso na sessão deliberativa de segunda-feira (22)25/06/2020 - O vereador Jesus Lopes (PSL) afirmou nesta segunda-feira (22) que as mudanças nas regras da Previdência municipal, aprovadas na semana passada, decorrem de exigências de lei federal. As declarações foram emitidas durante discurso na sessão remota da Câmara (assista aqui à íntegra do vídeo). O Projeto de Lei Complementar 3/2020 realizou mudanças na Previdência, como o aumento da alíquota de contribuição devida pelos segurados.

“Infelizmente, tivemos que optar por votar isso daí, para cumprir um desígnio que vem lá do Governo Federal”, afirmou Jesus, no pronunciamento. “Votamos com o coração apertado, sofrendo com os servidores [...] Mas vendo a coisa que era menos ruim”, explicou, destacando que muitas pessoas que criticaram a aprovação do Projeto “desconhecem a lei”. O vereador também afirmou que “oposição quer tripudiar” em cima do assunto, fazendo “politicagem”.

No discurso, o Jesus também explicou que nenhuma cidade da Região Metropolitana que tem instituto de previdência rejeitou as novas regras da reforma. “Tenho certeza que ao longo do tempo o servidor vai estudar, e vai ver que nós tomamos a decisão certa, para o crescimento do nosso município, que vai causar o bem de todos”, afirmou, salientando que a rejeição do PLC poderia impedir que o município recebesse emendas parlamentares, por exemplo.

Jesus afirmou que o momento é “oportuno” para oposição “fazer politicagem”. Disse, ainda, que críticas vieram até do que chamou de “fogo amigo”, que queriam “tirar vantagem” sobre o debate. E ressaltou que não é contra os servidores, mas que quer que o município cresça. O parlamentar afirmou ainda que chegou a propor ao Executivo a concessão de reajuste aos servidores, o que não foi possível devido às imposições de norma federal, durante a pandemia

AGRADECIMENTOS

No discurso na sessão remota, Jesus também agradeceu às equipes do secretário de Meio Ambiente, Miguel Padilha, pelos serviços de limpeza realizados na cidade.

Comentou, ainda, o restabelecimento da saúde de seus familiares, que haviam sido acometidos pela Covid-19.