Bispo sugere protocolo de atendimento visando à retomada da marcação de consultas médicas durante a pandemia

EduardoBispo 15.06.2020“A manutenção da saúde e prevenção de outras doenças também não pode parar”, afirmou Eduardo Bispo17/06/2020 - O vereador Eduardo Bispo (PSDB) afirma que recebeu questionamentos e reclamações de diversos moradores, sobre a impossibilidade de marcação de consultas médicas, durante a pandemia. Em discurso na sessão remota de segunda-feira (15), o parlamentar recomendou que a prefeitura elabore protocolo de atendimento, para médicos, funcionários e população, visando retomar as consultas. Veja a íntegra do discurso no YouTube.

O parlamentar destacou que reconhece a importância da garantia do distanciamento social, durante a pandemia do novo coronavírus. Salientou, entretanto, que “a manutenção da saúde e prevenção de outras doenças também não pode parar”. No pronunciamento, Bispo citou especialmente a situação dos postos de saúde e da Policlínica Municipal. E pediu atenção do prefeito Thiago Assis (MDB), para a retomada dos atendimentos médicos nesses locais.

CESTAS BÁSICAS

No discurso, Bispo também agradeceu ao governador João Dória (PSDB), pela iniciativa do programa Alimento Solidário, que destinou 5,5 mil cestas básicas para as famílias cadastradas no Bolsa Família e que vivem em situação de extrema pobreza, na cidade. Agradeceu, ainda, à gestão do prefeito, “que não mediu esforços para que as cestas chegassem a nossa cidade”.

O vereador destacou que as entregas das cestas serão realizadas até o dia 19, conforme cronograma divulgado pela prefeitura. “[É necessário] verificar se o nome consta da lista e ficar atento ao dia e horário de retirada”, afirmou. Bispo lembrou que as cestas básicas vêm lacradas, e que apenas os contemplados pelas mesmas podem abri-las.

No pronunciamento, o parlamentar também orientou que haja ampla divulgação do programa. E pediu que o Poder Executivo entre em contato com as pessoas que eventualmente não tenham comparecido no dia, possivelmente por desinformação. “Muitas pessoas não vão ficar sabendo da entrega das cestas, por não ter acesso à internet”, afirmou.

COVID-19

Bispo também voltou a reforçar a importância dos cuidados contra o novo coronavírus. “Infelizmente os números só estão aumentando”, disse, citando estatísticas de segunda-feira, que informavam que no município havia 135 casos da doença (hoje, segundo boletim da prefeitura, já são 144). O vereador recomendou que as pessoas só saiam de casa quando realmente for necessário, e que utilizem máscaras e álcool em gel, para higienização frequente das mãos.

APARTE

Em comentário ao discurso, o vereador Danilo Jacob (PSL) parabenizou Bispo pelo pronunciamento, e destacou que de fato existem postagens falsas na internet sobre as cestas básicas. Segundo Danilo, internautas “colocam em dúvida a opinião da sociedade”, ao publicarem informações nas quais fica subentendido que as cestas poderiam ser partilhadas. “É importante falar isso e alertar a população, de que não tem nem como ser dividida”, frisou.