Bispo pede que Poder Público preste assistência às famílias de infectados pela Covid-19, inclusive com atendimento psicológico

EduardoBispo 01.06.2020“Essas famílias pedem e precisam de toda assistência necessária”, comentou Eduardo Bispo, na sessão remota. 03/06/2020 - O vereador Eduardo Bispo (PSDB) reivindica que as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, o Fundo de Solidariedade e o Poder Público em geral prestem assistência às famílias de infectados pela Covid-19. A recomendação foi feita durante discurso na sessão remota realizada na última segunda-feira (1º de junho). No pronunciamento, disponível neste link, o parlamentar também recomendou que o município ofereça atendimento psicológico, mesmo que à distância, “para dar um conforto para essas pessoas que estão sofrendo”.

Bispo citou que, naquela data, o número de casos confirmados em Monte Mor chegava a 60 (hoje, já são 65 casos positivos, conforme boletim divulgado pela prefeitura). O vereador lembrou que, conforme especialistas em saúde, os infectados precisam ficar em isolamento domiciliar, nesse período. E que, ao conversar com alguns deles, foi informado que algumas famílias precisam de uma atenção especial do Poder Público - incluindo o fornecimento de cestas básicas, remédios, veículos para se deslocar ao médico e o atendimento psicológico.

“Essas famílias pedem e precisam de toda assistência necessária”, comentou o parlamentar, lembrando que muitas pessoas trabalham “por conta própria”, como autônomas, e enfrentam dificuldades, já que estão sem trabalho. Para Bispo, a acolhida de equipes profissionais, inclusive com uma ligação telefônica para saber informações dessas pessoas, garantiria “mais conforto”. Já a proposta de fornecimento de atendimento psicológico - efetivada em Indicação do gabinete do parlamentar - sugere que o serviço seja prestado por celular ou até mesmo videoconferência.

REABERTURA

Bispo disse que considera válida a reabertura do comércio, já que “muitos comerciantes estavam esperando [tal medida]”. Afirmou, entretanto, que a restrição do horário de atendimento poderá trazer ainda mais aglomerações de pessoas nas ruas, conforme relatado por comerciantes. “O horário deveria ser comercial. Seria melhor tanto para os clientes quanto para os comerciantes”. 

O vereador citou, como exemplo, a redução da frota de veículos intermunicipais, na pandemia, que ocasionou superlotação nos ônibus. Para ele, com o novo horário de funcionamento do comércio (das 13 às 17h de segunda a sexta-feira e das 9h às 13h, aos sábados) ocorrerá o mesmo problema, mesmo com as regras de limite de pessoas dentro das lojas. 

Bispo também pediu a conscientização dos moradores, que precisam tomar precauções diversas: como o uso de máscara e álcool em gel, e, também, a ida às ruas apenas em situações de extrema necessidade e, se possível, apenas uma pessoa de cada família. “O comércio precisa dar andamento, precisa ser aberto. E precisa da ajuda dos clientes, das pessoas”, concluiu.

Foto Lado a Lado