Após reunião com prefeito e comerciantes, Vanderlei Soares comenta critérios de reabertura de comércios no município

VanderleiSoares 01.06.2020Segundo Vanderlei Soares, tais comerciantes “ansiavam pela reabertura” dos seus negócios, que estavam fechados03/06/2020 - Em discurso na sessão deliberativa da Câmara, realizada na última segunda-feira (1º de junho), o vereador Vanderlei Soares (MDB) comentou os critérios adotados pelo município para a reabertura gradual de comércios. As normas foram debatidas em reunião realizada na quinta-feira (28), entre o prefeito e comerciantes locais. O parlamentar participou do encontro, no Ginásio do Joaquinzão, e comentou as medidas, durante a sessão remota (veja o vídeo).

Segundo Vanderlei, tais comerciantes “ansiavam pela reabertura” dos seus negócios, que estavam fechados por conta da pandemia do novo coronavírus. Ele explicou que, de acordo com o novo decreto do governador do Estado, Monte Mor se encontra na fase 2, que permite a reabertura de parte dos setores da economia. Segundo a prefeitura, esta flexibilização da quarentena compreende, neste período, comércios, escritórios, imobiliárias e concessionárias.

No pronunciamento, Vanderlei explicou que, para a reabertura das lojas, os comerciantes precisam preencher e enviar à prefeitura a “Declaração de Estabelecimento Responsável”. No documento será firmado o compromisso “em adotar uma série de medidas sanitárias e de controle de clientes para que o estabelecimento possa operar, garantindo a saúde plena de seus colaboradores e clientes”, esclarece a prefeitura.

“Nós vamos ter que conviver, infelizmente, por muito tempo, com essa questão da pandemia. Então, cada vez mais, temos que nos cuidar”, disse Vanderlei Soares, lembrando que a reabertura está condicionada a alguns fatores, como: a disponibilização de álcool, a obrigatoriedade de uso de máscaras e o respeito ao limite de um cliente por atendente em cada estabelecimento. Pode-se, ainda, realizar atendimento individualizado, por agendamento com hora marcada.

HORÁRIO REDUZIDO

O vereador comentou que a redução no horário de atendimento pode ser benéfica, já que se adequa à necessidade de muitos comerciantes, que precisaram inclusive reduzir a carga horária de funcionários, nesse período. De acordo com o Executivo, o novo horário de funcionamento será das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h, aos sábados.

Vanderlei lembrou que academias, pesqueiros, casas de festas e demais estabelecimentos não listados pelo Governo ainda não podem ser reabertos. A mudança de fase está condicionada ao atingimento de metas que consideram, por exemplo, o número de leitos e de casos confirmados. A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária irão fiscalizar o cumprimento das novas normas.