Vanderlei Soares defende a reabertura dos comércios e a retomada do atendimento de especialidades em postos de saúde

VanderleiSoares 26.05.2020Na sessão remota, Vanderlei defendeu que os comércios não essenciais sejam reabertos, adotando-se medidas de segurança 29/05/2020 - O vereador Vanderlei Soares (MDB) defende que, adotando-se medidas de segurança, sejam reabertos os comércios não essenciais da cidade e, ainda, que o atendimento de especialidades médicas, nos postos de saúde, sejam retomados. A proposta foi apresentada durante discurso na sessão remota da Câmara, nesta terça-feira (26). No discurso, disponível neste link, o parlamentar destacou que a sociedade já aprendeu a combater o coronavírus.

“Nós, cidadãos, já conseguimos entender, nesses dois meses [de distanciamento social], o que é necessário para a gente combater esse vírus”, afirmou, citando cuidados diversos que vêm sendo adotados pela sociedade, como o uso de máscaras e de álcool em gel, a não realização de aglomerações e a correta higienização das mãos. “Começamos a ver que é possível voltar à vida quase normal, reabrindo os comércios [não essenciais]”, salientou.

Para Vanderlei, “se o comércio essencial - que é a padaria, mercados, farmácias, oficinas, autopeças, profissionais de saúde e segurança - consegue trabalhar, tomando os devidos cuidados, os outros estabelecimentos também é possível [que isso ocorra]”. “É possível eles voltarem [a funcionar] também, tomando os seus cuidados”, disse, citando lojas de calçados e de roupas, de eletrodomésticos e eletrônicos, além de cabeleireiros e academias, dentre outros.

Para o parlamentar, “é muito importante para a gente ir retomando as nossas vidas. E mais uma vez frisando: nós seremos os responsáveis por combater [a doença]”. “É um aprendizado com o qual nós vamos ter que conviver por muito tempo. Então temos que fazer a economia voltar, postos de trabalho serem retomados, as empresas começarem a reabrir. Porque muitas indústrias estão trabalhando. Então o comércio está sendo penalizado”, disse.

SAÚDE

No discurso, o parlamentar também pediu que o prefeito Thiago Assis (MDB) analise a questão dos postos de  saúde do município, nos quais as consultas de especialidades médicas foram desmarcadas, com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Ele pediu que o Executivo volte, gradativamente, a atender os cidadãos, que necessitam de consultas com especialistas de áreas como oftalmologia, neurologia, pediatria, dentre outras. “Peço ao prefeito Thiago que, junto com sua equipe, retome os atendimentos nos postos de saúde”, frisou.

Foto Lado a Lado