Em reunião com vereadores, deputado e secretário, Waltinho aborda Covid-19 e planos para retomada do desenvolvimento

WaltinhoAssis 26.05.2020No discurso na sessão remota, Waltinho também pediu a colaboração da sociedade, visando garantir o distanciamento social27/05/2020 - Na noite da última segunda-feira (25), o presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis (PSL), participou de uma videoconferência que debateu a pandemia do novo coronavírus e estratégias para a volta do desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Diversos vereadores e presidentes de Câmaras participaram da conversa, que contou com a presença do deputado estadual Rogério Nogueira (DEM) e do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi. O evento foi mediado pelo presidente da Associação de Vereadores da RMC, vereador Hélio Ribeiro (presidente do Legislativo de Indaiatuba).

Em discurso na sessão virtual desta terça-feira (26), Waltinho comentou a sua participação no encontro. Parabenizou o vereador Hélio e o deputado Rogério Nogueira, pelo empenho que tiveram, agendando a reunião com o secretário Vinholi e demais presidentes de Câmaras. E salientou que, na reunião, foi possível tirar dúvidas sobre o assunto e esclarecido que, nesta quarta-feira (27), o governador João Dória fará pronunciamento, anunciando diretrizes para um plano regional de retomada da economia. A ideia, disse Waltinho, é que cada cidade, de acordo com sua peculiaridade, possa analisar a viabilidade de abertura de comércios não essenciais.

“Vamos aguardar a decisão do governador. Infelizmente [a eventual reabertura dos comércios] não depende de nós, não depende do prefeito, depende do Governo”, disse o vereador, no discurso que está disponível neste link. Waltinho também pediu a colaboração da sociedade, visando garantir o distanciamento social. “Se todo mundo começar a fazer da forma correta, vai ser mais fácil começar a abrir o comércio”, disse, defendendo que as pessoas evitem aglomerações e que, por exemplo, passem a ir ao mercado sozinhas. “A população tem que se cuidar. Se a população se cuidar, com certeza o comércio vai abrir mais rapidamente”.

No discurso, o parlamentar também salientou que a eventual retomada do comércio precisa ser feita ouvindo-se os especialistas da área da saúde e adotando-se todos os cuidados necessários. “Nós estamos preocupados com a abertura do comércio. Tem que abrir, mas temos que fazer de forma certa, de forma técnica”, afirmou, lembrando que a forma eficaz de se combater a pandemia é realizar o distanciamento social e utilizar máscaras e álcool em gel, por exemplo. Waltinho também destacou que, atualmente, o uso de tais equipamentos de segurança pela sociedade tem aumentado, chegando, segundo ele, a cerca de 87% no interior do Estado.

 
Foto Lado a Lado