Covid-19: Ceará pede a reabertura de comércios “com segurança e responsabilidade” e, ainda, a ampliação de frotas de ônibus

CearáMascate 26.05.2020 01Na sessão, Ceará pediu a reabertura dos comércios não essenciais da cidade. “Sempre deixando claro: com segurança e responsabilidade27/05/2020 - Duas medidas relacionadas à pandemia do novo coronavírus foram abordadas pelo vereador Ceará Mascate (Republicanos), durante discurso na sessão plenária da Câmara, nesta terça-feira (26). O parlamentar comentou a Moção de Apelo 7/2020, de sua autoria, que reivindica a ampliação da frota de ônibus intermunicipais, visando evitar a superlotação. Citou, ainda, ofício de seu gabinete enviado à prefeitura, na mesma data, que pede informações sobre a existência de plano para a reabertura dos comércios não essenciais da cidade.

No pronunciamento, disponível neste link, o vereador destacou que foi procurado por  diversos usuários do transporte público, que relatam o problema da pouca quantidade de veículos. Segundo ele, a empresa reduziu a frota nesse período, “sem dar satisfação”, o que ocasiona superlotação e dificulta o distanciamento social, necessário para o combate da pandemia. “Isso está prejudicando muita gente”, afirmou, sobre a Moção de Apelo, que foi aprovada e será remetida à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Ceará também defendeu a reabertura dos comércios não essenciais da cidade. “Sempre deixando claro: com segurança e responsabilidade”, disse, salientando que alguns municípios do país já adotaram a medida. O parlamentar também disse que vem acompanhando de perto a situação da Covid-19 no município, e que, no ofício remetido à prefeitura, solicitam-se informações sobre a possibilidade de reabertura. “O brasileiro precisa aprender a se conscientizar de que o vírus mata. Só nós podemos nos cuidar. Se for esperar acabar, infelizmente muitas cidades irão padecer”.

O vereador também afirmou que acredita que o Governo do Estado irá liberar, em breve, a abertura de tais comércios nos municípios onde o índice de contaminação pela doença esteja sob controle. Ele ainda lembrou a importância da responsabilidade e consciência de cada cidadão - já que as atitudes individuais, como o uso de máscaras, evita o contágio. “Se índice está dentro do limite aceitável, é porque foi feito o isolamento correto pela maioria da sociedade”, afirmou, destacando que os montemorenses “estão de parabéns”.