Zé Fernandes sugere Moção de Apelo conjunta ao TSE, visando adiar as eleições municipais devido à pandemia do coronavírus

ZéFernandes 18.05.2020Deveria unificar as eleições, para 2022. Porque não sabemos quanto vai durar essa pandemia”, afirmou Zé Fernandes20/05/2020 - Diante do cenário de incertezas ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, o vereador Zé Fernandes (PSDB) sugere que as 20 Câmaras da Região Metropolitana de Campinas (RMC) editem uma Moção de Apelo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é reivindicar o adiamento das eleições municipais de 2020, focando as forças políticas no combate à doença, que já deixou mais de 16 mil mortos no país. A sugestão foi apresentada durante a sessão virtual da Câmara desta segunda-feira (18), cujo vídeo está disponível neste link.

“Eu acho que esse ano não deveria ter eleições. Deveria unificar as eleições, para 2022. Porque não sabemos quanto vai durar essa pandemia”, afirmou o vereador, no pronunciamento, defendendo o cancelamento do pleito previsto para outubro deste ano. “Vamos falar de saúde. É bem melhor do que gastar dinheiro público com política nessa época de pandemia”, sugeriu. Ele também salientou a importância de se preocupar com o desenvolvimento da iniciativa privada, que gera tributos e empregos. “Mas tem que estar atento a essa doença, que não é fácil”, disse.

MÁSCARAS

O parlamentar também defendeu o uso de máscaras, para a prevenção da doença. Explicou que, na sessão, não estava fazendo uso do equipamento por estar em casa, e sozinho (como forma de garantir o distanciamento social, recomendado por autoridades de saúde, a Câmara vem realizando as sessões remotas, por videoconferência). Zé Fernandes também lamentou que muitas pessoas estejam “fazendo politicagem” com o assunto da pandemia - e destacou que é importante que haja auxílio aos mais carentes, neste momento, mas sem promoções pessoais.

REIVINDICAÇÃO

No discurso, o vereador também cobrou do secretário de Meio Ambiente Miguel Padilha o início da limpeza do bairro Jardim Moreira. Afirmou que os moradores cobram tais melhorias, com urgência. E salientou que o problema é verificado, também, em ruas dos bairros Jardim Paulista e Parque do Café -  o que foi abordado, inclusive, no seu discurso na semana passada. “Manter as ruas limpas também é [questão de] saúde pública”, finalizou.

PESAR

Na sessão, Zé Fernandes também lamentou a morte do deputado federal Luiz Lauro Filho (PSDB), ocorrida na segunda-feira. Disse que esteve com o jovem político nos seus escritórios em Brasilia e em Campinas, salientando que o mesmo sempre ajudou Monte mor, enviando recursos e emendas. “Uma pessoa de carreira brilhante”, salientou.