Prevenção contra a dengue: Bispo sugere boletim de casos confirmados e número de WhatsApp para denúncia de focos

EduardoBispo 18.05.2020Em discurso na sessão virtual da Câmara, Eduardo Bispo voltou a abordar a importância da prevenção contra a dengue20/05/2020 - O vereador Eduardo Bispo (PSDB) voltou a abordar importância da prevenção contra a dengue, durante discurso na sessão virtual da Câmara, realizada nesta segunda-feira (18). No pronunciamento, disponível na íntegra neste link, o parlamentar citou notícia divulgada pela prefeitura de Monte Mor, no último sábado (16), que informava que o município já contabilizava 138 casos da doença, até aquela data. E propôs alternativas ao Executivo.

Como medida de prevenção, Bispo sugeriu que a Secretaria Municipal de Saúde passe a divulgar boletins dos casos confirmados da doença, tal qual já acontece com os registros do novo coronavírus. O objetivo da proposta - incluída em Indicação do vereador, já protocolada na Câmara - seria “conscientizar as pessoas a não descartarem lixo em vias públicas, em áreas irregulares”, esclareceu, no discurso.

Além disso, o vereador sugere que a prefeitura passe a disponibilizar um número de WhatsApp, para que os munícipes possam fazer denúncias de locais onde existam os focos da dengue. Segundo Bispo, a ideia foi apresentada a ele por internautas, através das redes sociais. A medida, defende o parlamentar, seria muito importante, já que em visita a vários pontos da cidade, como no Jardim Progresso e Jardim do Engenho, foi constatado o descarte irregular de lixo.

O transmissor da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. Segundo o Ministério da Saúde, “o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver”.

CESTAS BÁSICAS

Bispo também comentou a Indicação 153/2020, do seu gabinete, que propôs ao Poder Executivo a criação de um formulário online, no site da prefeitura, para garantir o cadastramento de pessoas em situação de vulnerabilidade que precisam de cestas básicas emergenciais. Atualmente, o cadastro ocorre exclusivamente por telefone.

PESAR

O parlamentar também lamentou a morte do deputado federal Luiz Lauro Filho (PSDB), ocorrida na segunda-feira, deixando seus sentimentos aos familiares. “Ele sempre esteve em Monte Mor, sempre ajudou nossa cidade”, disse Bispo.