Vanderlei Soares cita fake news durante pandemia e sugere que prefeitura divulgue planilhas detalhando a utilização de recursos

VanderleiSoares 11.05.2020 02Em discurso na sessão remota, Vanderlei Soares citou a divulgação de notícias falsas durante a pandemia do novo coronavírus.14/05/2020 - O vereador Vanderlei Soares (MDB) citou a divulgação de notícias falsas nas redes sociais durante a pandemia do novo coronavírus. Em discurso na sessão deliberativa remota da Câmara, realizada nesta segunda-feira (11), o parlamentar lamentou que pessoas venham disseminando fake news, inclusive sobre recursos que sequer foram recebidos pelo município, até o momento. No pronunciamento, disponível neste link, ele também sugeriu que o prefeito Thiago Assis (MDB), “que tem sido muito transparente em suas decisões”, divulgue planilha com o detalhamento dos gastos e as destinações dos recursos de enfrentamento à doença.

Segundo Vanderlei, foi divulgado na semana passada, em redes sociais, que Monte Mor teria recebido mais de R$8 milhões para o combate à Covid-19 e para auxílio na arrecadação do município, oriundos do Governo Federal. “Isso é mentira. Esse dinheiro não chegou. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados há uma semana”, explicou, salientando que “até esse dinheiro [que será utilizado para compensar perdas de arrecadação] chegar aqui, vai demorar muito”. Ainda de acordo com o vereador, a postagem falsa deixava transparecer que o recurso já estaria na cidade - gerando, assim, desinformação.

No pronunciamento, o parlamentar lembrou que a Câmara de Monte Mor aprovou, em abril, o projeto de lei que autorizou a abertura de crédito especial no valor de R$581 mil, visando ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus pelo município. Além disso, o Legislativo repassou R$100 mil à prefeitura, visando à compra de medicamentos e insumos. Para Vanderlei, as equipes de Compras e Finanças do Executivo deveriam divulgar detalhes da utilização desses recursos - como o volume já utilizado e as áreas de destinação. “Para a gente poder prestar contas aos cidadãos e cidadãs. Porque a gente tem sido cobrado”, relatou.

APARTE

Em comentário ao discurso, o vereador Pastor Elias (MDB) também repudiou a disseminação de fake news. “É uma covardia a pessoa se prestar a dar uma desinformação usando sua rede social, instigando a população a ficar contra as instituições e seus instituídos”, disse.

IGREJAS

Vanderlei Soares também destacou a importância do comunicado da prefeitura, que autorizou, na semana passada, o funcionamento de igrejas, no município, “com as devidas restrições sanitárias, durante o período de pandemia” - incluindo a capacidade máxima de 30% e as garantias de distanciamento social e uso de máscaras e álcool em gel. “A igreja é muito importante nesse momento em que estamos passando”, salientou o vereador.