Pesquisadora da Unicamp e coordenadora da Patrulha Maria da Penha debatem violência doméstica em evento da Elemmor

29.04.2020 violenciadomestica helenamotaHelena Mota, doutoranda da Unicamp, durante evento da Elemmor: defesa da educação em direitos na promoção da igualdade de gêneros04/05/2020 - Na última quarta-feira (29), a Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor) promoveu um debate sobre violência doméstica contra a mulher em tempos de pandemia do novo coronavírus. O evento foi realizado através de sistema de videoconferência, com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube da Câmara e do Instagram da Escola (@ele.mmor). A íntegra do vídeo está disponível neste link; acompanhe.

A “live” contou com a presença de Helena de Assis Mota, advogada, mestra em Sociologia e doutoranda em Educação pela Unicamp; e Daniela Eleotério de Lima, guarda municipal coordenadora do Programa Patrulha Maria da Penha de Monte Mor. As discussões foram mediadas pela advogada Juliana Bertucci Tasso, controladora interna da Câmara e coordenadora da Elemmor; e também contou com a presença do presidente da Casa, Waltinho Assis (PSL).

29.04.2020 violenciadomestica danielaeleoterioSegundo Daniela Eleotério, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, casos de violência contra a mulher aumentaram 60% na pandemiaDurante o evento - apresentado pelo jornalista da Câmara, Rodrigo Galdino - foram abordados os atuais cenários de violência contra as mulheres no país e em Monte Mor. Segundo Daniela Eleotério, da GCM, esse tipo de crime teve um aumento de 60% no município, durante o período da pandemia do coronavírus. Já Helena Mota abordou também aspectos históricos e sociológicos da opressão às mulheres, e a importância da Lei Maria da Penha, criada em 2006.

“[Esta discussão] é uma matéria de grande relevância e que vai ajudar muitas mulheres do nosso município e quem sabe do nosso país”, afirmou o presidente da Câmara, na abertura da transmissão, destacando que os debates seriam realizados em formato de videoconferência, à distância, como forma de evitar aglomerações, durante a pandemia. Waltinho também lembrou que é autor da Moção de Parabenização à Patrulha Maria da Penha, entregue em 2018.

29.04.2020 violenciadomestica julianabertucciPara Juliana Bertucci, coordenadora da Elemmor, Lei Maria da Penha deve ser motivo de orgulho - por ser reconhecida inclusive mundialmenteVIOLÊNCIA HISTÓRICA

Para Helena Mota, doutoranda da Unicamp, a atual condição da mulher foi constituída a partir de aspectos diversos, que envolvem inclusive o contexto do patriarcado - situação histórica de desigualdades de direitos entre homens e mulheres. A pesquisadora também defendeu a importância da promoção de uma educação em direitos - tal qual a proporcionada pelo evento da Elemmor - como forma de promover mudanças culturais e conscientizar a sociedade sobre a importância da igualdade de gêneros e do fim da opressão. “A Lei Maria da Penha é absolutamente inovadora e bela, nesse sentido da proteção à mulher”, afirmou a advogada.

EM MONTE MOR

A atuação da Guarda Civil Municipal e da Patrulha Maria da Penha de Monte 29.04.2020 violenciadomestica waltinhoassisO presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis, durante abertura da "live": debate é de grande importância para toda a sociedade brasileiraMor - elencadas pelo presidente Waltinho, na abertura da videoconferência - também foram destacadas por Daniela. A coordenadora da Patrulha salientou que o município conta com uma equipe especializada para atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, inclusive com um local específico para acolhimento, chamado de “sala lilás”, e uma viatura exclusiva para o patrulhamento. Ainda de acordo com Daniela, a Patrulha acompanha diretamente 100 medidas protetivas já implementadas e realiza cerca de 2,5 mil visitas, por ano, a essas mulheres.

MOTIVO DE ORGULHO

“Eu acho que todas as mulheres precisam ter orgulho da Lei Maria da Penha, considerada pela ONU a terceira melhor legislação do mundo”, salientou Juliana Bertucci, coordenadora da Elemmor, no evento - opinião compartilhada pelas demais palestrantes, inclusive Daniela Eleotério, para quem a lei “é um orgulho, sim”. Já Helena Mota, da Unicamp, salienta que a lei incorpora uma visão de “proteção ampla”, sendo “absolutamente assertiva”. Como forma de ampliar a discussão sobre o tema - inclusive a partir de dados estatísticos - a Escola do Legislativo elaborou um “texto para discussão”, cuja íntegra está disponível neste link.