Vanderlei Soares comenta medidas adotadas contra o coronavírus: “é uma epidemia, que depende muito de nós”

VanderleiSoares 16.03.2020 02O vereador Vanderlei Soares, durante discurso na Câmara20/03/2020 - O vereador Vanderlei Soares (MDB) comentou a pandemia do coronavírus, durante discurso na Câmara, na sessão ordinária da última segunda-feira (16). O parlamentar explicou que o município vem adotando as medidas necessárias, e que o prefeito, a partir de reunião com secretários e coordenadores, criou um Comitê de Prevenção e Combate da doença.

Dentre as medidas já adotadas por Monte Mor, o vereador citou o adiamento do campeonato de futebol; e a suspensão das aulas das escolas municipais a partir da próxima semana. Vanderlei explicou, entretanto, que as faltas de alunos,  já nesta semana, estão sendo abonadas. Já algumas igrejas estão suspendendo os encontros, para evitar aglomerações.

O parlamentar lembrou que casos suspeitos, em isolamento domiciliar, são monitorados pela Saúde (na segunda-feira, data do discurso, havia uma suspeita na cidade; informações atualizadas estão disponíveis no Facebook do Executivo). “A gente está atento. Todo mundo está acompanhando o caso. É uma epidemia, que depende muito de nós”, disse, defendendo a correta higienização das mãos.

Vanderlei também destacou, no discurso, a importância de se redobrar o cuidado com a população idosa - que, segundo estudos, é a mais afetada e com maior risco de óbito. Lembrou, ainda, que na quarta-feira (18) o prefeito se reuniria com demais prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), para discutir ações em comum, visando à prevenção e controle da doença.

LEGISLATIVO

Na Câmara, foram suspensas as sessões solenes, palestras da Escola do Legislativo e demais atividades que possam proporcionar a aglomeração de pessoas. As sessões ordinárias estão sendo realizadas sem a presença de público; e, desde ontem (18), o atendimento presencial está suspenso, continuando disponíveis os canais digitais de contato (leia detalhes nesta notícia).

OUTROS ASSUNTOS

No discurso, Vanderlei também comentou a recente viagem feita a São Paulo, que culminou com uma reunião com o deputado estadual Jorge Caruso (MDB). “Levamos nossas reivindicações, solicitando emendas para o nosso município. Foi uma visita muito produtiva”, disse, ressaltando que esteve acompanhado dos vereadores Dila (MDB), Neide da Especialidade (MDB) e Vavá (MDB).

O parlamentar também comentou as visitas feitas recentemente aos bairros Chácaras Francisco (localizado na divisa com Campinas) e Chácaras dos Reis (localizado no sentido Campo Grande, distante do centro). Nas reuniões, salientou, os moradores apresentaram demandas, principalmente relacionadas à manutenção de estradas, e elogiaram os serviços municipais de saúde.