Câmara aprova concessão de título de Cidadã Montemorense a Silvia da Reciclagem

Geral 16.03.2020 04Sala de sessões: propositura foi aprovada por unanimidade16/03/2020 -  Por unanimidade, o Plenário da Câmara de Monte Mor aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (16), o Projeto de Decreto Legislativo 1/2020, de autoria do vereador Pastor Elias (MDB). A propositura concede o Título de Cidadã Montemorense a Silvia Andreia dos Santos Silva, conhecida como Silvia da Reciclagem.

A honraria é concedida devido ao “relevante trabalho social que [a homenageada] realiza no município, de forma voluntária, dedicada, alvissareira [promissora], digna e respeitosa”. A entrega do título será feita em sessão solene a ser agendada posteriormente, já que, para prevenir o coronavírus, eventos com aglomerações estão suspensos na Câmara (veja nota).

Na Justificativa do Projeto, Pastor Elias salienta que Sílvia, através da cooperativa de reciclagem, “ao separar e classificar os resíduos, está ajudando diretamente o meio ambiente, pois essa PastorElias 16.03.2020 03O vereador Pastor Elias, durante leitura do projeto aprovadoatividade reduz a poluição e contaminação do solo, promove economia de energia, minimiza a utilização de fontes naturais muitas vezes não renováveis”, dentre outros benefícios.

Nascida em Londrina, no Paraná, em 1975, Silvia morou também em Valinhos-SP, e veio para Monte Mor aos 16 anos de idade. “Foi aqui que Silvia teve a sua formação baseada no princípio cristão, tornou-se mãe, esposa, empresária, ambientalista, cooperativista, ativista social e apoiadora espiritual”, diz Pastor Elias, na propositura.

Ainda segundo o vereador, a atuação da homenageada, com a atividade de reciclagem, teve início no ano de 1995, quando a mesma “virou empresária do setor de seleção e classificação de plásticos para a indústria de processamento”. A cooperativa de reciclagem por ela organizada conta, atualmente, com 30 pessoas, sendo 26 mulheres.

MEIO AMBIENTE

Minutos antes da leitura, Pastor Elias destacou a importância da concessão do título, como forma de reconhecimento pelos trabalhos prestados por Silvia, no município. “É uma pessoa maravilhosa, que está além do seu tempo”, afirmou o parlamentar, salientando que a aprovação ocorre no mês de Março, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres.

O parlamentar também comentou que, devido à necessidade de prevenção ao coronavírus, a Câmara realizou a sessão plenária sem a presença de público (veja, aqui, Nota Oficial da Presidência sobre o assunto), o que impediu que Silvia comparecesse, “com uma comitiva de mulheres trabalhadoras”, para acompanhar a homenagem.

O vereador Vanderlei Soares (MDB) parabenizou Pastor Elias, pela iniciativa. “É uma pessoa merecedora, devido ao trabalho que exerce na comunidade”, afirmou, destacando que conhece a atuação da homenageada. “São muitas mulheres que ganham o seu pão ali, nesse trabalho honesto e justo. [Silvia] representa muito bem a mulher brasileira, que luta no seu dia a dia”.