Ceará sugere que município aguarde PEC Paralela para apreciar mudanças na previdência e preveja alíquotas progressivas

CearáMascate 09.03.2020O vereador Ceará Mascate, durante a sessão plenária: mudanças na legislação previdenciária do município em pauta11/03/2020 - Em pronunciamento no Plenário, na última segunda-feira (9), o vereador Ceará Mascate (Cidadania) defendeu que Monte Mor aguarde a eventual aprovação da PEC Paralela, no Congresso Nacional, para depois analisar propostas de mudanças na previdência municipal. A declaração foi emitida durante a sessão ordinária da Casa.

Ceará citou o Projeto de Lei Complementar 3/2020, que propõe a modificação de regras da Previdência municipal - estabelecendo a transferência de administração e custeio dos benefícios de auxílio doença, salário maternidade, auxílio reclusão e salário família ao Executivo; e aumentando de 11% para 14% a alíquota da contribuição previdenciária devida pelos segurados.

O parlamentar disse que foi procurado por moradores para tratar do PLC, que está em tramitação na Casa e já foi alvo de audiência pública. Alegou, inclusive, que eventuais impactos financeiros decorrentes da transferência do pagamento dos benefícios, à prefeitura, deveriam constar na Lei Orçamentária. Para Ceará, o município não disporia de recursos para quitar tais débitos.

“O que não é justo é pegar essa carga tributária e jogar na prefeitura”, disse o parlamentar, também criticando o aumento da alíquota de contribuição previdenciária, em taxa única, e a comparando com o último reajuste salarial aprovado para os servidores públicos municipais, que foi em percentual semelhante, mas dividido seis parcelas.

Ceará também afirmou que, no seu ponto de vista, a não aprovação do PLC, neste momento, não traria prejuízos ao município, já que Monte Mor continuaria recebendo recursos de emendas parlamentares, por exemplo. O vereador também defendeu a ampliação progressiva da contribuição previdenciária, de acordo com a faixa de renda, tal qual aprovado pelo Estado.