Vereadores aprovam Moção de Protesto à EMTU e ao Consórcio Bus+, contra o aumento do preço das tarifas metropolitanas

Geral 17.02.2020Plenário, visto de cima, durante a sessão da Câmara18/02/2020 - A Câmara de Monte Mor aprovou nesta segunda-feira (17), durante a sessão ordinária da Casa, a Moção de Protesto 1/2020, contrária ao recente reajuste do preço das passagens dos ônibus metropolitanos. De autoria da vereadora Neide da Especialidade (MDB), a propositura é direcionada à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) e ao Consórcio Bus+, responsável pelas linhas que atendem a RMC (Região Metropolitana de Campinas). O texto foi aprovado por unanimidade, pelos parlamentares.

Em vigor desde 26 de janeiro, o reajuste médio das tarifas da linha metropolitana foi de 6,89% na RMC. Entretanto, “a inflação média do período foi de 4,60%, de acordo com o INPCA – Instituto Nacional de Preços ao Consumidor Amplo”, destaca Neide, na Moção aprovada. “Esse aumento ocasionou revolta e indignação dos usuários do sistema de transporte metropolitano, devido às dificuldades geradas pela crise financeira em nosso país, agravada pelos altos índices de desemprego em nossa região”, salienta a NeideDaEspecialidade 17.02.2020A vereadora Neide da Especialidade, autora da moçãovereadora.

A Moção também acrescenta que o transporte público intermunicipal, “no que tange às linhas Monte Mor/ Campinas e vice-versa, apresenta uma série de problemas e deficiências, que ocasionam transtornos aos usuários”. Dentre os problemas, o texto cita a superlotação - “que traz riscos e desconfortos aos usuários, que também alegam que os veículos precisam de manutenção mais frequente, além de melhorias”. A Moção será remetido ao Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

OUTRAS VOTAÇÕES

Na sessão, os parlamentares também rejeitaram, por oito votos contrários e seis favoráveis, dois requerimentos de autoria do vereador Ceará Mascate (Cidadania), que pediam informações ao Poder Executivo. São eles: Requerimento 3/2020, que “requer informações sobre a Indicação 45/2019, que indicou a manutenção da calçada do Terminal Rodoviário Geraldo Benini”; e Requerimento 4/2020, que solicitava informações sobre “sobre a Indicação 10/2019, que solicitou a manutenção asfáltica nas ruas 16, 17 e 25 do bairro Jardim Colina”.

Votaram contra os vereadores Andrea Garcia (PDT), Jesus Lopes (PL), João do Bar (MDB), Marcos da Farmácia (PSD), Neide da Especialidade (MDB), Pastor Elias (MDB), Vanderlei Soares (MDB) e Vavá (MDB). Foram favoráveis: Ceará Mascate, Danilo Jacob (PDT), Dila (MDB), Eduardo Bispo (PSDB), Joaz (PSDB) e Zé Fernandes (PSDB). A íntegra da sessão, incluindo a gravação em áudio dos debates, que foram transmitidos ao vivo pela Rádio Prima, também consta no site da Câmara, no SAPL.