Ceará Mascate faz balanço das atividades e reivindica nova escola para o São Clemente: “educação precisa ser prioridade”

CearáMascate 09.12.2019 02No pronunciamento no Plenário, Ceará Mascate também prestou contas das atividades do seu gabinete em 201911/12/2019 - O vereador Ceará Mascate (Cidadania) defende a abertura de uma nova escola pública para atender aos moradores do Parque Residencial São Clemente. Em discurso nesta segunda-feira (9), o parlamentar sugeriu que a prefeitura efetue a doação de terreno ao Governo do Estado, para viabilizar a melhoria. A sugestão foi apresentada durante a sessão ordinária.

Para Ceará, o bairro tem crescido muito e precisa de uma nova escola. “A minha prioridade nesta cidade é a educação. Porque eu sempre falo: se não tem educação, não tem futuro”, disse, destacando que, em reunião na Diretoria Estadual de Ensino, em Capivari, foi informado de que, para que o Estado construa a unidade, é preciso que o município faça a doação de um terreno.

No pronunciamento, Ceará defendeu a mobilização do município, visando garantir a construção da nova escola. Lembrou que já existe um terreno da prefeitura, no bairro, que poderia ser doado. E destacou que recebe, com frequência, reclamações de moradores, preocupados com eventual falta de vagas na rede pública de ensino.

O parlamentar afirmou que, com a inauguração de novo condomínio, o São Clemente deverá receber cerca de mil novos moradores. E defendeu que a abertura de novos loteamentos seja acompanhada da ampliação da infraestrutura de serviços públicos, como saúde e educação. Ceará também salientou que, no Orçamento 2020, a Educação deverá receber cerca de R$89 milhões.

CONSTITUIÇÃO

“E eu vejo que a estrutura da educação infelizmente não cresceu”, disse Ceará, lembrando que o direito à educação pública é garantido na Constituição Federal. O parlamentar também afirmou que o município possui “excelentes professores”, inclusive premiados. “Só que estamos falhando na estrutura: e nós temos salas de aula superlotadas”, afirmou o parlamentar, em seu pronunciamento no Plenário da Câmara.

Em comentário, Jesus Lopes (PL) disse que participou de reunião com representantes do Executivo, na qual foi cobrado, do Estado, uma solução para a Escola Mário Covas. “O número de alunos ali aumentou muito, e o prédio não tem condições de receber todos. Foi feito um pedido para que o Estado se mobilize de alguma maneira”, disse, lembrando que o município tem feito realocações e o transporte de alunos, “mas não tem sido suficiente”.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

No discurso, o último antes do recesso parlamentar, Ceará também prestou contas das atividades do seu gabinete em 2019. Disse que foram emitidas 95 Indicações, fruto de “fiscalizações concretas, no local”. Salientou, ainda, que foram enviados mais de 30 ofícios diretamente à prefeitura e mais de dez à Sabesp, reivindicando melhorias diversas.

O parlamentar também agradeceu aos moradores do São Clemente, “que estão sempre acreditando [no seu trabalho] e pedindo providências”. Comentou que, na data, teve início à capina da praça e de canteiros do bairro. E salientou que, além desta melhoria, já solicitou operações tapa-buracos, ainda não realizadas pela prefeitura.