Em reunião no Consimares, Zé Fernandes apresenta ofício solicitando ecopontos para descarte de materiais recicláveis

ZéFernandes 25.11.2019 02Para Zé Fernandes, ecopontos seriam importantes para garantir o correto descarte de restos de obras, por exemplo26/11/2019 - Na última sexta-feira (23), o vereador Zé Fernandes (PSDB) participou de uma reunião no Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), em Nova Odessa. Na oportunidade, o parlamentar entregou um ofício reivindicando a disponibilização de dois ecopontos para o município de Monte Mor. Em discurso no Plenário da Câmara, na sessão ordinária desta segunda-feira (25), o parlamentar comentou a sugestão apresentada ao órgão que trabalha com a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, na RMC.

Citando que é frequente que restos de obras fiquem espalhados por áreas públicas do município, Zé Fernandes salientou que a implantação de ecopontos - com o apoio da prefeitura - poderia garantir melhorias na limpeza pública. “Gostaria que isso acabasse. Que se desse um passo à frente, e um ecoponto seria muito importante para o descarte desses materiais [...] Se o gestor, o Executivo der esse exemplo à população, tenho certeza que vai melhorando cada vez mais. As pessoas vão ter um local para destinar esses materiais”, concluiu.

O parlamentar também propôs que, ao lado de cada ecoponto, fossem instaladas minicooperativas de reciclagem, visando garantir a correta destinação destes materiais. Fundado em 2009, o Consimares é atualmente integrado por sete municípios da Região Metropolitana de Campinas - Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara D'Oeste, Sumaré e Monte Mor. O órgão colegiado atua nestas cidades, com ênfase na inclusão socio-econômica e ambiental dos catadores de materiais recicláveis, inclusive.