Pastor Elias comenta importância do Dia da Consciência Negra e lamenta existência do racismo “em pleno século XXI”

PastorElias 18.11.2019 03O vereador Pastor Elias, durante discurso na Câmara22/11/2019 - O vereador Pastor Elias (MDB) defendeu, na sessão ordinária da última segunda-feira (18), a importância do Dia da Consciência Negra. A data, celebrada na quarta-feira (20), visa “romper com toda a forma de preconceito” - destacou o parlamentar, no discurso.

Passados mais de 130 anos da abolição da escravatura, ainda existem, no país, pessoas que “ainda carregam dentro de si a ideia de que o negro não pode ter espaço na vida pública, na vida privada, de que não pode ser reconhecido pelos seus méritos”, disse Pastor Elias.

No pronunciamento na Câmara, o parlamentar citou casos de racismo, como os sofridos pelo jogador de futebol Ahmad Mendes Moreira, na Holanda, e do advogado paulista  Flávio Roberto, numa pastelaria em São Paulo. As situações foram noticiadas pela imprensa (leia nos links).

“Isso é inaceitável em pleno século XXI termos que conviver com atitudes tão grosseiras, tão vis como essas”, disse. “É uma tratativa da era medieval, que não pode existir mais, nos dias de hoje”, complementou.

DATA IMPORTANTE

“Nós precisamos trazer a consciência dos alunos, das escolas, a importância do respeito às pessoas, independentemente de sua cor, de sua crença, de sua opção sexual. Nós temos que conviver harmoniosamente, respeitando os direitos de cada um”, ressaltou o parlamentar, lembrando que é favorável ao sistema de cotas raciais. “É uma maneira de se reparar as tamanhas injustiças sofridas pela comunidade negra neste país. Uma comunidade que até hoje é saqueada. É um desrespeito muito grande”, salientou.

O parlamentar também lamentou o ocorrido num estabelecimento comercial da cidade, quando, acompanhado das suas duas filhas, foi questionado pela proprietária sobre o feriado municipal da consciência negra, em Monte Mor - que, para ela, seria uma data “para vagabundos”. Segundo Pastor Elias, a dona do estabelecimento considera que Indaiatuba “é o que é” (desenvolvida) por lá não se celebrar o feriado. O parlamentar disse que, didaticamente, tentou explicar para a comerciante a importância da data, que precisa trazer a todos um “espírito cívico, de respeito”.