Consciência Negra: Vanderlei Soares destaca importância da luta pela igualdade e do combate ao racismo

VanderleiSoares 18.11.2019O vereador Vanderlei Soares, durante discurso no Plenário22/11/2019 - “Infelizmente, uma grande camada da comunidade negra ainda está à margem da sociedade, devido a um período que ainda não acabou, de racismo, de preconceito”. A declaração foi emitida pelo vereador Vanderlei Soares (MDB), durante discurso no Plenário da Câmara, na sessão ordinária da última segunda-feira (18). O parlamentar destacou a importância da luta pela igualdade e do combate ao racismo, e citou o Dia da Consciência Negra.

“Quando a gente fala do 20 de novembro é uma maneira de a gente reparar e tentar corrigir esse erro, esse massacre que nós, brancos, cometemos contra os negros. Que, por muitos motivos, não tiveram e ainda não têm a mesma condição que o branco tem. Seja no trabalho, na escola”, disse o parlamentar, ressaltando que, segundo dados de historiadores, cerca de 5,8 milhões de negros foram trazidos para o país, escravizados.

Vanderlei lembrou que, apesar do fim da escravidão, a desigualdade entre negros e brancos persiste. E citou, como exemplo, a estatística que comprova que 75% das vítimas de homicídio são negros, maioria entre 15 e 29 anos. O vereador também defendeu a adoção de políticas públicas - como projetos, oficinas e eventos para debater o assunto, inclusive nas escolas, para reforçar a identidade da cultura negra e rechaçar, por exemplo, a intolerância religiosa.

No pronunciamento, o parlamentar também defendeu os concursos públicos como uma das formas de inserção igualitária do negro no mercado de trabalho. Lamentou que, em muitos ambientes, a diferença entre negros e brancos ainda persista, inclusive com discriminação em processos seletivos. Salientou, ainda, a importância das cotas raciais como mecanismo de reparação histórica. “Que nessa semana do 20 de novembro nós possamos refletir”, finalizou.