Waltinho participa de reunião do Consórcio PCJ, na qual foram abordadas estratégias de incentivo à preservação da água

07.11.2019 pcj WaltinhoWaltinho e demais integrantes do PCJ, durante evento em Nova Odessa, que também contou com visita a ETE Quilombo07/11/2019 - O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CONSÓRCIO PCJ) se reuniu na manhã desta quinta-feira (7), para debater questões ambientais diversas, especialmente as relacionadas à necessidade de preservação dos recursos hídricos. O presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis (PDT) - que também ocupa o cargo de 2º secretário do Conselho Fiscal do colegiado - participou do evento, realizado em Nova Odessa.

Segundo Waltinho, na reunião foram apresentadas algumas ações do PCJ que visam incentivar o consumo consciente de água - como o aplicativo eÁgua. Disponibilizado gratuitamente, o software permite que o usuário faça a medição do tempo de banho e do consumo de água, considerando a vazão média dos modelos de chuveiros residenciais. O objetivo é permitir o acompanhamento do volume gasto por cada integrante da família e o reflexo ao final do mês.

Outras medidas debatidas na reunião foram as construções de novas barragens na região, como as dos rios Camanducaia, Jaguari e Ribeirão Piraí, e a de Pedreira, em andamento. Waltinho explicou que a barragem de Pedreira - cuja obra, mesmo embargada, segue em andamento - irá inclusive beneficiar Monte Mor, após a conclusão. O presidente da Câmara salientou que pretende visitar a obra, em comitiva com os demais vereadores, para acompanhar o andamento da mesma.

USINA

Também foi feita a apresentação da usina de compostagem de lodo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Quilombo, em Nova Odessa. As autoridades puderam visitar o espaço, inaugurado em agosto deste ano, que visa transformar os resíduos gerados durante o processo de tratamento de efluentes em fertilizante orgânico, para uso em praças, parques, jardins e áreas de reflorestamento. Os demais assuntos debatidos na reunião estão disponíveis na pauta, neste link.

O PCJ

O CONSÓRCIO PCJ é uma associação sem fins lucrativos composta por municípios e empresas, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência e a conscientização dos setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos. A entidade foi fundada em 1989 e, inclusive, já realizou uma reunião itinerante na Câmara, no ano passado

⏩  Veja mais fotos no nosso Facebook.