Coautor de lei que instituiu o Outubro Rosa no município, Vanderlei Soares comenta iniciativas de prevenção ao câncer

VanderleiSoares 14.10.2019 02O vereador Vanderlei Soares, durante discurso no Plenário da Câmara16/10/2019 - O vereador Vanderlei Soares (MDB) é coautor do projeto que deu origem à Lei Municipal 1804/2013, instituindo em Monte Mor o programa de conscientização, prevenção e combate aos cânceres de mama e de colo de útero. Durante pronunciamento na Câmara, na sessão ordinária desta segunda-feira (14), o parlamentar comentou a iniciativa do projeto - que também é assinado pela vereadora Neide da Especialidade (MDB).

Vanderlei pediu atenção de toda a sociedade para a alta incidência desses tipos câncer; e ressaltou a importância da realização de atividades preventivas, como os exames de mamografia e papanicolau. “É muito importante essa conscientização”, afirmou, ressaltando que o câncer de mama acomete cerca de 1 milhão de mulheres anualmente no Brasil. O vereador destacou a relevância de se realizar o diagnóstico precoce da doença, evitando mortes.

ATIVIDADES

No pronunciamento, Vanderlei comemorou que, após a edição da lei, o município vem realizando atividades preventivas e de conscientização sobre as doenças - seja através da atuação da Secretaria de Saúde (nos postos), da Assistência Social (com oficinas) e da Educação (já que algumas escolas têm feito ações com estudantes e famílias).

O parlamentar comentou, ainda, que no próximo dia 29 a USF Igor/Celestino, localizada no centro, vai realizar um mutirão de prevenção contra o câncer de mama e o câncer de colo do útero. Na data, afirmou, as mulheres terão a oportunidade de realizar o exames papanicolau e agendar mamografias.

Vanderlei também parabenizou a equipe da USF Genil Lisboa de Almeida, do Jardim Progresso, por uma atividade realizada. E reforçou o convite para a  Caminhada contra o Câncer de Mama Amigas do Peito que será no próximo sábado (19), a partir das 8h30, na Avenida Ayrton Senna. As inscrições (R$25) podem ser feitas na academia Optmus Fit (Avenida Jânio Quadros, 921).

PROFESSORES

O dia dos professores, celebrado nesta terça-feira (15), também foi abordado. Vanderlei salientou a importância desses profissionais na formação e qualificação dos indivíduos. “A educação e a política são meios de transformação da sociedade”, finalizou.