“É muito gratificante ver os alunos interagindo com o Legislativo”, diz Waltinho sobre o projeto “Conhecendo a Câmara”

WaltinhoAssis 07.10.2019Segundo Waltinho Assis, outras escolas já manifestaram interesse em participar do projeto “Conhecendo a Câmara”14/10/2019 - O vereador Waltinho Assis (PDT), presidente da Câmara, comentou na última segunda-feira (7) a importância do projeto “Conhecendo a Câmara”, que tem promovido visitas guiadas de estudantes da rede pública municipal às dependências do Poder Legislativo. A atividade é desenvolvida pela Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor), criada através de Projeto de Resolução de autoria de Waltinho, aprovado em 2017.

“É muito gratificante ver os alunos interagindo [com o Poder Legislativo]”, comentou o parlamentar, destacando que a aproximação da Câmara com a sociedade é uma das atribuições da Elemmor. “Isso é bom, pois mostra para as crianças o verdadeiro trabalho do vereador, o verdadeiro trabalho da Câmara Municipal”, comentou. As visitas guiadas foram realizadas na última quarta-feira (2) e nesta terça-feira (8) - (leia mais aqui e aqui).

Nas visitas, Waltinho salientou que os estudantes da Escola Municipal José Luiz Gomes Carneiro, do Jardim Moreira, puderam conhecer os departamentos da Câmara e interagir com funcionários, que explicaram o funcionamento do Legislativo. A atividade também contemplou a simulação de uma eleição para os cargos da Mesa Diretora e de uma sessão ordinária - ocasião na qual os estudantes puderam ocupar as cadeiras dos vereadores, no Plenário.

Segundo Waltinho, outras escolas já manifestaram interesse em participar do “Conhecendo a Câmara”, devido à importância da atividade; e os demais interessados em visitar o Legislativo podem entrar em contato com a Elemmor. “A Casa está aberta para essas visitas”, disse. Ainda de acordo com o parlamentar, a Escola do Legislativo promoverá cursos para os servidores e para a população em geral, auxiliando na divulgação do real papel dos vereadores.

As visitas guiadas fizeram parte da Semana do Legislativo, evento da Câmara que também promoveu duas palestras: uma para alunos da Etec na última quinta-feira (3); e uma na cerimônia de lançamento oficial da Elemmor, no dia 26 de setembro, ministrada pelo presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, Florian Madruga (leia aqui). No discurso, Waltinho também agradeceu a equipe da Elemmor pelo trabalho desenvolvido.

HISTÓRIA: O parlamentar também comentou a reportagem que seria gravada pela EPTV, na terça-feira (8), na Escola Coronel Domingos Ferreira. “A escola é a história de Monte Mor [...] é bom para que todos saibam um pouquinho da história da nossa cidade”, recomendou Waltinho. A notícia, feita em comemoração aos 40 anos da emissora, informa que a “primeira escola de Monte Mor preserva história centenária na cidade” - veja aqui o vídeo.