Saúde em pauta: Jesus Lopes comenta futura inauguração da USF do Moreira e, ainda, as falhas do sistema CROSS

JesusLopes 03.06.2019 02“[É] uma obra de muita importância para as pessoas que moram naquele bairro", disse Jesus, sobre USF do Moreira 11/10/2019 - Saúde foi o principal assunto abordado pelo vereador Jesus Lopes (PL), durante pronunciamento na sessão ordinária da última segunda-feira (7), no Plenário da Câmara. O parlamentar convidou os moradores para a inauguração da nova Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Moreira e, ainda, abordou as fragilidades do sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), do Governo do Estado.

Intitulada Unidade de Saúde da Família “Pedro Bachiega”, a nova USF do Jardim Moreira será inaugurada no próximo dia 17, a partir das 14 horas - informou Jesus, convidando todos os moradores para o evento. “[É] uma obra de muita importância para as pessoas que moram naquele bairro, que tanto sofrem com aquela unidade de saúde [antiga], que muitas vezes não tinha a qualidade de atendimento que a população merece”, afirmou.

Integrante do Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Jesus também comentou que o colegiado possui uma Comissão de Saúde. Dentre os debates ocorridos na Comissão, afirmou o parlamentar, estão as falhas do sistema CROSS - central de regulação responsável por gerenciar, por exemplo, as vagas em UTIs, leitos e cirurgias na região. “Verificamos disparidades no sistema”, comentou.

De acordo com Jesus, durante reunião da Comissão de Saúde do Parlamento da RMC, realizada em Americana, foram debatidos algumas das fragilidades do sistema - como a carência de vagas para os municípios e, ainda, o fato de que o gerente regional do CROSS não reside na região, mas sim em Santos; o que, para o parlamentar, comprometeria o entendimento do gestor sobre “o que é a necessidade básica da nossa região”.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o sistema CROSS “congrega as ações voltadas para a regulação do acesso na área hospitalar e ambulatorial, contribuindo para a integralidade da assistência”. Em seu pronunciamento na Câmara, Jesus Lopes defendeu a ampliação das vagas destinadas para cada município - já que, segundo ele, muitas vezes só é possível garantir o acesso à saúde através do registro de Boletins de Ocorrência.

OUTROS ASSUNTOS

Jesus também comentou a visita feita à feira do Jardim Paulista no domingo (6), acompanhado do secretário Vilson Amaral. Afirmou que o espaço já conta com um bebedouro com água gelada, além de banheiro móvel. Destacou, ainda, que em breve serão duplicados os números de tomadas de energia elétrica para uso dos feirantes, contemplando os dois lados da via.

Responsável por fazer a oração que deu início à sessão ordinária, Jesus também prestou solidariedade ao senhor Jeremias (ex-servidor da prefeitura e integrante da Igreja Congregação do Brasil) e família, pela recente morte do filho. “Gostaria que todos orassem por ele, pela sua família, pois não é fácil quando a gente perde um filho, um filho querido”, disse.

* Notícia atualizada em 15/10/2019, às 14h37, para correção do horário da inauguração - que será às 14h do dia 17/10/2019, e não às 9h, como informado anteriormente.