Citando formatura de novos guardas, Vanderlei elogia corporação e lembra que, na gestão passada, GCM não era valorizada

VanderleiSoares 30.09.2019 02“Hoje temos viaturas novas, equipes montadas”, disse Vanderlei Soares, sobre Guarda Civil Municipal 03/10/2019 - O vereador Vanderlei Soares (MDB) comentou a formatura dos 15 novos guardas civis municipais - uma mulher e 14 homens - ocorrida na quinta-feira passada (26), na cidade. Em discurso na última segunda-feira (30/09), no Plenário da Câmara, o parlamentar fez elogios à corporação - e lembrou que, na gestão passada, a Guarda Civil Municipal (GCM) sofria com a falta de investimentos públicos, por parte da prefeitura.

Segundo Vanderlei, entre 2010 e 2012 só havia uma viatura na GCM - “e [estava] quebrada”, criticou. O vereador disse que, na época, integrava o Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg) e era comum o órgão colegiado reivindicar a ajuda de comerciantes, para consertar a viatura. “Era uma vergonha”, afirmou, destacando que, com a gestão do prefeito Thiago Assis (MDB), investimentos na área de segurança pública municipal foram intensificados.

“Hoje temos viaturas novas, equipes montadas”, disse Vanderlei, no pronunciamento na sessão ordinária - elogiando a atuação da GCM e citando a Patrulha Maria da Penha, o projeto Fumam (Futuro nas Mãos, de prevenção às drogas), a Patrulha Rural, a equipe ambiental, o Canil e o Romu (cujos guardas, segundo ele, têm altos conhecimentos, adquiridos em cursos em outros estados e, inclusive, na SWAT, a polícia americana).

Vanderlei lembrou que tais melhorias foram obtidas, inclusive, a partir de parcerias com a Agemcamp e de emendas parlamentares conquistas. O parlamentar parabenizou os novos formandos, que passaram a integrar a equipa; e, ainda, o secretário de Segurança Adelício Paranhos, o atual comandante da corporação, Luciano Moitinho; o subcomandante Marcelo do Carmo; e o ex- GCM, hoje aposentado, Lima, que comandou a entidade por muitos anos.

MOMENTO RELEVANTE

No discurso, Vanderlei também destacou que a cerimônia de formatura dos novos guardas reuniu mais de 300 pessoas - incluindo o prefeito, vereadores, secretários, pastores e a promotora de justiça. “Foi um momento de bastante relevância para o nosso município”, disse.

O parlamentar também comentou a importância da Moção de Apoio 4/2019, aprovada durante a sessão da Câmara, que solicita a inclusão de regras de aposentadoria especial para guardas civis municipais (GCM) de todo o país na Reforma da Previdência.