Conhecendo a Câmara: estudantes de escola do Jardim Moreira visitam a sede do Poder Legislativo

02.10.2019 plenarioCom o presidente Waltinho, Elemmor fez apresentação aos estudantes que visitaram a Câmara nesta quarta-feira (2)02/10/2019 - Estudantes da Escola Municipal José Luiz Gomes Carneiro, do Jardim Moreira, tiveram uma atividade extracurricular diferenciada, na manhã desta quarta-feira (2). Eles visitaram a sede da Câmara, conheceram os departamentos e gabinetes de parlamentares e da Presidência, e ainda simularam uma eleição para a Mesa Diretora da Casa. A atividade faz parte da Semana do Legislativo, organizada pela ELEMMOR (Escola do Legislativo de Monte Mor).

Os doze estudantes - meninos e meninas do nono ano do Ensino Fundamental da escola pública, com uma média de idade de 14 anos - vieram acompanhados do coordenador pedagógico Sérgio Luis Tobias Lima e da professora de História Ana Paula Araújo. E foram recepcionados por integrantes da ELEMMOR, além do presidente do Legislativo, Waltinho Assis (PDT), e dos vereadores Ceará Mascate (PPS), Joaz (PSDB) e João do Bar (MDB).

A atividade teve o objetivo de aproximar os jovens do Legislativo, explicando a eles as funções 02.10.2019 plenario2Vereadores, servidores da Câmara, estudantes e professores da escola do Jardim Moreira, no Plenário, durante a visitainstitucionais da Casa e as atividades parlamentares. O professor Sérgio, que acompanhou toda a visita, considera que a iniciativa foi muito importante, principalmente por levar informações sobre o Poder Legislativo aos estudantes, já que a maioria sequer sabia onde ficava a Casa, considera. “Essa vivência política que eles tiveram hoje vai agregar muito para eles”, disse.

Além dos gabinetes da Presidência e de vereadores, a atividade, intitulada “Conhecendo a Câmara”, permitiu que os estudantes conhecessem - e conversassem - com servidores que atuam nos diversos setores, como Recepção e Protocolo, Jurídico, Diretoria, Contabilidade e Processo Legislativo, dentre outros. Além disso, simularam uma eleição para a Mesa Diretora e uma sessão ordinária do Legislativo - e puderam, inclusive, falar aos microfones do Plenário.

Os estudantes também assistiram a um vídeo sobre as funções da Câmara e tiraram dúvidas sobre o funcionamento da Casa. Durante discurso, o presidente Waltinho, 02.10.2019 recepçãoEstudantes interagindo com os servidores lotados na recepção da Câmara: aprendizados sobre o Poder Legislativoautor do projeto de resolução que criou a ELEMMOR, destacou a importância da participação dos jovens na vida política; e sugeriu que eles levassem os conhecimentos adquiridos durante visita aos amigos e familiares. O presidente também lembrou que é autor do projeto, em tramitação, que cria a Câmara Mirim

SEMANA DO LEGISLATIVO

Evento criado pela lei municipal 2081/2015, a Semana do Legislativo teve início na última quinta-feira (26), quando a Câmara sediou uma palestra sobre a importância da Escola Legislativa para melhorar a relação entre o Poder e a sociedade. Nesta quinta-feira (3), a partir das 19h, será realizada palestra na Etec, sobre as funções constitucionais do Legislativo.

⏩ Veja mais fotos na galeria, no Facebook.