Presidente do Conselho Municipal de Saúde comenta denúncia contra parlamentar, na Tribuna Livre da Câmara

23.09.2019 tribuna edmilsonmonteiro 02O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edmilson Monteiro, durante pronunciamento na Tribuna Livre30/09/2019 - Presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Monte Mor, Edmilson Monteiro ocupou a Tribuna Livre da Câmara, na sessão ordinária da última segunda-feira (23). Ele abordou as atribuições e competências do CMS, e comentou a denúncia protocolada na Casa, pelo Conselho, contra o vereador Ceará Mascate (PPS).

O munícipe citou normas que tratam das atribuições do Conselho, como a Constituição Federal, a lei federal 8142/1990 (que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde), a Resolução 453/2002, do Conselho Nacional de Saúde; e a lei municipal 756/1998 (que trata da composição, organização e competência do CMS de Monte Mor).

Edmilson salientou que o ofício encaminhado ao Legislativo - que denuncia Ceará “por abuso de suas atribuições como agente político” e pede apuração em procedimento disciplinar - foi elaborada dentro das atribuições legais do CMS, e o relatório anexo foi, inclusive, debatido em reunião plenária do Conselho, sendo aprovado pela maioria.

“Lembrando que o Conselho Municipal de Saúde está no município, constituído, para que nós possamos convergir para o bem melhor da saúde em Monte Mor”, afirmou Edmilson, em seu discurso. Ele também esclareceu que as reuniões do Conselho são integralmente gravadas; e que os membros do colegiado não são remunerados, conforme prevê a legislação.

“As denúncias que são apresentadas aos conselheiros devem ser encaminhadas ao Conselho, para discussão e deliberação, cabendo a este repassá-las, por intermédio do seu presidente, aos órgãos competentes [...] Que foi o caso do ofício que encaminhamos a esta colenda Casa”, afirmou Edmilson, na tribuna livre da Câmara.

ANDAMENTO

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara, Waltinho Assis (PDT), informou que o ofício do CMS - que pede apuração da conduta do vereador Ceará - será encaminhado a todos os parlamentares e, se a maioria formalizar requerimento, será aberta uma Comissão de Inquérito.

DEFESA

Em comentário, Ceará Mascate voltou a afirmar que agiu dentro de suas atribuições, ao fiscalizar a unidade de saúde do bairro São Clemente. “Quebra de decoro é quando você falta com o seu dever. Eu sou pago para isso, para fiscalizar. O vereador não deve explicação ao Conselho, e sim a esta Casa de Leis e à Justiça”, disse. Leia mais manifestações do vereador (aqui e aqui).