Bispo manifesta preocupação com abertura de novos loteamentos e defende expansão urbana com sustentabilidade

Bispo 16.09.19 01Para Bispo, iniciativas de expansão urbana precisam ser devidamente “analisadas, revisadas e bem pensadas”, gerando sustentabilidade20/09/2019 - “A expansão urbana é muito importante. Mas, antes, temos que cuidar e preservar o que nós temos, que é o meio ambiente e o equilíbrio - isso é sustentabilidade”. A declaração foi emitida pelo vereador Eduardo Bispo (PSDB), durante discurso no Plenário da Câmara, na sessão ordinária da última segunda-feira (16). O parlamentar manifestou preocupação com a abertura de novos loteamentos particulares, no município, temendo o aumento das enchentes.

“Quando falamos de expansão urbana [...] independente de qual local seja, atualmente, nos períodos de chuva, nós enfrentamos diversos problemas com as enchentes. Imaginem: com a abertura de novos loteamentos teremos novas construções, novas pavimentações, e menos áreas de terras. Nos períodos de fortes chuvas, a tendência é, sim, aumentar os problemas, como as enchentes na nossa cidade”, afirmou o parlamentar, no seu pronunciamento.

Bispo também citou a sua participação na audiência pública que debateu o assunto, especialmente o Projeto de Lei Complementar 3/2019, do Executivo, realizada na Câmara, na última quinta-feira (12). E destacou, inclusive, que foram feitos dois pedidos de vista à propositura - que, recentemente, recebeu uma emenda modificativa, da prefeitura. “Quero deixar os meus parabéns, e mostrar para a população a importância do trabalho dos vereadores”, disse.

O vereador se comprometeu a analisar o projeto, e voltar a debater o assunto, se o mesmo “não estiver de acordo”. Ressaltou, ainda, que iniciativas de expansão urbana precisam ser devidamente “analisadas, revisadas e bem pensadas”, visando garantir o desenvolvimento sustentável. Além disso, voltou a sugerir que a prefeitura construa uma represa na cidade, para garantir o abastecimento. “Uma percentagem da nossa água hoje vem de outros municípios”.

SP 101

No discurso, Bispo lembrou desde o primeiro mandato vem analisando e apontando preocupações com as enchentes provenientes de novas construções. E que, em abril de 2015, protocolou documento no Ministério Público referente às enchentes nos bairros Jardim Progresso e Jardim Capuavinha - que tiveram o nível aumentado após a construção de aterro, na localidade.

O ofício - que foi assinado conjuntamente por outras quarenta pessoas - solicita que o Ministério Público “investigue as causas e problemas vividos pelos moradores, advindos da construção da duplicação da Rodovia SP 101; e [pede, ainda, que o órgão] postule em juízo as pretensões que achar apropriadas para a solução dos mesmos”.

“A minha preocupação, de hoje, vem desde lá, de 2015, assim como quando entrei nesta Casa, como vereador”, disse o parlamentar, lendo trechos do documento enviado ao Ministério Público. “Deixo a minha preocupação com as novas aberturas de loteamentos na nossa cidade, para não vir a causar o que causou lá no Jardim Progresso”, finalizou.

AUDIÊNCIAS

O parlamentar também sugeriu que as audiências públicas sejam realizadas em horário oposto ao horário comercial, “para dar mais oportunidade de as pessoas poderem participar”. Tal reivindicação, salientou, é fruto de pedidos da sociedade.