Ceará Mascate reclama que secretária de saúde não prestou esclarecimentos sobre problemas em UBS do São Clemente

CearáMascate 09.09.2019 01"Nem a unidade em si, com seu gestor, me dá os esclarecimentos, e nem a secretária”, lamentou Ceará Mascate, no discurso11/09/2019 - Em discurso no Plenário da Câmara, na sessão ordinária desta segunda-feira (9), o vereador Ceará Mascate (PPS) reclamou da falta de esclarecimentos oficiais sobre problemas, relatados por usuários, na unidade de saúde do bairro São Clemente. O parlamentar afirmou que, após receber relatos de moradores, em junho, encaminhou ofício à secretária de Saúde, Neiri Passos, tentando agendar uma reunião sobre o assunto. Mas não obteve êxito no pedido.

“Infelizmente, recebi o ofício dela [secretária], de volta, onde ela fala que se eu tivesse interesse em tirar algumas dúvidas da [área da] saúde, que iria ter uma reunião do Conselho [Municipal de Saúde]. Eu acho que houve um erro de comunicação, porque, que eu saiba, o Conselho não responde pelo Executivo”, afirmou Ceará, no discurso. “Virou uma ‘peteca’: nem a unidade em si, com seu gestor, me dá os esclarecimentos, e nem a secretária”, lamentou.

Ceará também destacou que a fiscalização das atividades do Executivo é atribuição parlamentar - e que deixar de exercê-la acarretaria crime de prevaricação. “O vereador nada mais é do que um representante público do povo”, salientou, explicando que não é função do Conselho de Saúde prestar esclarecimentos sobre questões internas, das unidades. “O Conselho defende políticas públicas de saúde. Casos internos só quem pode responder é o Executivo”, afirmou.

O parlamentar também afirmou que outros secretários municipais têm atendido seus pedidos de agendamento de reunião. Informou, ainda, que nesta semana recebeu mais uma reclamação de uma usuária da unidade de saúde do São Clemente, que o procurou, “chorando”. Segundo o relato, a moradora esperou por três horas na fila, e não foi atendida. Ceará destacou a importância da prestação de bons atendimentos, principalmente na área da saúde.