Bispo comenta anúncio de estudo para construção de retorno antes de pedágio da SP 101: “é uma luta de todos”

EduardoBispo 19.08.2019“Essa, sem dúvida nenhuma, é uma excelente notícia. Para nós, vereadores, darmos uma resposta à sociedade", disse Bispo20/08/2019 - O vereador Eduardo Bispo (PSDB) comentou o anúncio feito pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), que confirmou a realização de estudos visando à construção de um retorno antes da praça do pedágio, na Rodovia SP 101. “Essa, sem dúvida nenhuma, é uma excelente notícia. Para nós, vereadores, darmos uma resposta à sociedade [...] É uma luta de todos”, disse  o parlamentar, durante discurso no Plenário da Câmara, na sessão ordinária desta segunda-feira (19)

Bispo salientou que, em 2018, seu gabinete já havia encaminhado ofícios à Artesp, à concessionária Rodovias do Tietê e também ao Governo do Estado, questionando se o dispositivo seria construído - tendo em vista que esta era uma reivindicação constante dos moradores da região. Segundo o jornal Correio Popular, a realização do estudo foi confirmada pelo diretor-geral da Artesp, Giovanni Pengue Filho, durante o Fórum RAC 2019. No evento, o prefeito Thiago Assis (MDB) também cobrou a construção do retorno, disse o vereador.

“Isso é um mérito não só meu, mas sim de todos desta Casa”, salientou Bispo, destacando que os parlamentares fizeram diversas visitas aos órgãos públicos responsáveis, cobrando a construção do retorno. Para Bispo, a instalação do dispositivo atenderá principalmente aos moradores do bairro Chácaras Pindorama e das empresas instaladas nas proximidades do pedágio. “Eles pedem socorro. Pois, se não tiver o retorno [instalado a] uns 300 metros antes do pedágio, aquelas pessoas iriam sofrer muito”, explicou.

Em comentário ao discurso, o vereador Joaz (PSDB),  integrante da Comissão Especial da Câmara que visa acompanhar as obras de duplicação da Rodovia SP 101, disse que recebeu ofício da Artesp, confirmando a realização de estudos para implantação do retorno. Bispo salientou a expectativa de que melhoria seja, de fato, implementada. “Que seja tirado do papel. Que não seja só um estudo, mas que [a construção do] retorno aconteça”, afirmou o parlamentar, no seu pronunciamento no Legislativo.

PASSARELAS

Bispo aproveitou o discurso para reivindicar apoio da Comissão Especial, visando lutar pela implantação de passarelas em trechos já duplicados da Rodovia SP 101, no sentido Campinas. “Infelizmente a gente vê muitos desastres acontecendo por falta de passarelas”, disse, citando a ausência do dispositivo de segurança nas proximidades do Jardim Panorama e Jardim Engenho (região onde, inclusive, estão instalados os condomínios populares do Minha Casa Minha Vida) e Jardim Moreira. “O pessoal transita ali sem proteção alguma”.

CONTRATOS

Bispo desejou boa sorte ao vereador Waltinho Assis (PDT), que retomou à Presidência da Câmara. E voltou a sugerir que os contratos celebrados pela Casa sejam revisados, “para constatar a necessidade de cada um deles e, se for o caso, cancelar ou até mesmo diminuir [o objeto]”, salientou o parlamentar, que já havia feito o mesmo pedido, em discurso anterior

Como exemplo, Bispo citou a “quantidade de veículos atualmente locados por esta Casa, que deveria, sim, ser diminuído” - salientou. E pediu, inclusive, a abertura de uma comissão interna, “para que possamos analisar cada contrato, se tem necessidade ou não”. O vereador também se colocou à disposição para integrar eventual comissão sobre o assunto.

AGÊNCIAS BANCÁRIAS

O vereador também afirmou que, no feriado, recebeu várias reclamações de moradores sobre a falta de envelopes para transações bancárias, nas agências da cidade. “Eu mesmo tive que fazer um depósito no final de semana, e não tinha envelope”, salientou, pedindo apoio dos demais parlamentares, visando encaminhar ofício com tais reclamações. “Que seja resolvido esse problema da sociedade, que nos procura”, ressaltou. Segundo Bispo, montemorenses também reclamam da frequente falha no sistema bancário utilizado pela lotérica do centro.