Zé Fernandes critica propostas de “armamento” da população e volta a cobrar a implantação de CEPs individuais em ruas

ZéFernandes 10.07.2019O vereador Zé Fernandes, durante discurso na Câmara12/07/2019 - Em discurso no Plenário da Câmara, na sessão ordinária desta quarta-feira (10), o vereador Zé Fernandes (PSDB) disse que é contrário a iniciativas atualmente em discussão no Congresso, que pretendem facilitar o acesso da população a armas de fogo. Para o parlamentar, cidadãos sem preparação para utilizar armamentos poderiam, inclusive, cometer erros.

No pronunciamento, o vereador citou o debate que existe, sobre o tema, inclusive entre lideranças evangélicas. Citou o pastor Silas Malafaia - que já disse ser contrário à expansão do porte de armas; e também o pastor e ex-senador Magno Malta - que já afirmou, no Senado, que “a população deve ter direito a possuir arma de fogo, especialmente na zona rural”.

Zé Fernandes disse que concorda com Malafaia. “Quando eu estava na igreja, falava-se que a Bíblia é a arma do crente. Não é uma arminha que está na mão da pessoa. Acredito que nós, que temos a fé e confiança em Deus, não precisamos de arma”, salientou, sugerindo que armamentos deveriam ser fabricados exclusivamente pelo Exército Brasileiro.

ARMAS

A flexibilização do uso de armas é uma pauta defendida pelo Presidente da República Jair Bolsonaro (PSL). No final de junho, o Palácio do Planalto decidiu revogar os decretos que flexibilizaram as regras sobre o direito à posse e porte de armas e munições no país; e, paralelamente, anunciou a edição de três novos decretos e o envio de um projeto de lei ao Congresso, sobre o mesmo assunto. Novas regras para a posse e o porte de armas de fogo; além da flexibilização das normas para colecionadores, caçadores e atiradores, estão previstas.

APARTE

O vereador Pastor Elias (MDB) disse ser a favor de que “nem todo mundo tenha direito ao acesso a arma, porque nem todo mundo tem uma psicologia e domínio das suas razões, na hora de uma situação”.  Mas considera que “o brasileiro deveria ter o direito, se quisesse, de portar arma”, como nas áreas rurais - para “defender sua família e propriedade”. “Eu só acho que não deve abrir arma para todo mundo, pois aí viveríamos um bang bang brasileiro, e não seria bom”.

CEPS INDIVIDUAIS

Zé Fernandes (PSDB) voltou a cobrar a implantação de CEPs individuais nas ruas de Monte Mor. A novidade havia sido anunciada pela prefeitura no ano passado - e foi alvo de indicação de seu gabinete. “Estamos indo para o sétimo mês do ano e nada aconteceu ainda”, reclamou, destacando que a medida facilitaria a localização de ruas e bairros.