Projeto de Lei aprovado pela Câmara cria o Dia Municipal do Contador e da Contadora de Histórias

Geral 10.07.2019Vista do Plenário, durante sessão ordinária da Câmara11/07/2019 - Os vereadores aprovaram nesta quarta-feira (10) o Projeto de Lei 48/2019, que cria o Dia Municipal do Contador e da Contadora de Histórias. A propositura, de autoria do vereador Pastor Elias (MDB), estabelece que a data será celebrada, anualmente, em 20 de março. O documento segue agora para sanção do prefeito.

“A tradição de contar histórias está presente em diferentes culturas e civilizações, e é uma fonte inesgotável de inspiração para a leitura e escrita que revela o universo dos contos populares que nascem e se renovam da oralidade e da criatividade de pessoas”, salienta o vereador, na justificativa do Projeto de Lei, aprovado por unanimidade.

“Contar histórias é uma arte que mantém viva a tradição oral”, complementa o vereador, noutro trecho do projeto. Em discurso no Plenário, Pastor Elias também salientou que “a cultura, as tradições, são preservadas através da história”. “Temos aqui em Monte Mor um exemplo vivo de um grande contador de PastorElias pl 10.07.2019O vereador Pastor Elias, autor do projeto de leihistórias, que é o sr. Nazário Malaquias”, destacou o parlamentar.

“Essas tradições estão sumindo, estão desaparecendo. Nós temos que resgatar essa cultura e também preservá-la, e homenagear aqueles que contam histórias. Porque são pessoas que fazem parte da formação do caráter do cidadão”, complementou  o vereador no seu pronunciamento, realizado durante a 23ª sessão ordinária do ano, na Câmara.