SP 101 deveria ser chamada de “rodovia da morte”, diz Ceará Mascate, cobrando a atuação dos órgãos responsáveis

CearáMascate 22.04.2019 03“O governo sabe dessa situação. E tem que ter ciência de que são vidas [que estão sendo ceifadas]”, disse Ceará24/04/2019 - O vereador Ceará Mascate (PPS) considera que a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, a SP 101, deveria ser chamada de “rodovia da morte”. Em discurso no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (22), o parlamentar comentou a grande incidência de acidentes fatais na via. Segundo ele, em 2018 o número de mortes chegou a 18.

“É assim o quotidiano da nossa cidade. Eu gostaria de saber até quando vamos continuar com essa situação”, afirmou Ceará, cobrando uma atuação do Governo do Estado, da Artesp e da concessionária Rodovias do Tietê. Segundo o vereador, o problema é agravado pela “geografia complexa” da cidade, que tem diversos bairros entrecortados pela SP 101.

“O governo sabe dessa situação. E tem que ter ciência de que são vidas [que estão sendo ceifadas]”, salientou. Ceará também ressaltou que rodovias com maior tráfego de veículos tiveram menos acidentes que a SP 101, no ano passado. “Infelizmente eu vejo que está tendo descaso”, ressaltou o parlamentar, defendendo a atuação preventiva, visando evitar acidentes.

ATUAÇÃO

O parlamentar lembrou que os vereadores têm cobrado melhorias na SP 101; entretanto, as autoridades responsáveis não tomam providências. “O Governo tem que se debruçar mais sobre isso. Por que vai morrer mais gente, todo dia está morrendo gente”, disse. Para ele, o Estado prefere pagar indenizações para vítimas do que construir passarelas, por exemplo.

Ceará também citou um acidente fatal que ocorreu na rodovia, na altura do bairro Jardim Bela Vista, na semana passada. E ressaltou que as más condições da SP 101 - que sofre como a ausência de passarelas e de passagens seguras para pedestres - é um dos problemas que ocasiona as mortes, aliado, às vezes, a situações de imprudência.

O parlamentar voltou a cobrar a implantação de obstáculos para motocicletas nas passagens para pedestres da SP 101. “Aquelas passagens, para mim, já são irregulares para pedestres. Mas é a única que eles têm. Então, respeitem”, orientou o vereador, afirmando que moverá ação judicial contra o Estado e contra a concessionária, caso os dispositivos não sejam instalados.

TERRENOS SUJOS

No pronunciamento, Ceará também voltou a abordar a lei municipal 1286/2008, que trata da limpeza de terrenos particulares. Citando diálogo recente que teve com um morador, o parlamentar destacou a importância de que todos os proprietários mantenham os seus terrenos limpos, com muro e calçada devidamente construídos. “A lei é para todos”, defendeu.