Segundo Marcos da Farmácia, eventual construção de represa em Monte Mor é responsabilidade da Sabesp

MarcosDaFarmácia 01.04.2019“Eu escuto essa conversa de barragem desde 2001, 2002”, salientou Marcos da Farmácia, no discurso04/04/2019 - A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é responsável pela eventual construção de represa em Monte Mor, visando a garantia do abastecimento de água do município. A explicação foi emitida pelo vereador Marcos da Farmácia (PSD), em discurso no plenário, na última segunda-feira (01/04).

Em resposta ao vereador Eduardo Bispo (PSDB), que havia sugerido a construção de represa na cidade, Marcos destacou que esta é uma promessa antiga do Governo do Estado. “Eu escuto essa conversa de barragem desde 2001, 2002”, salientou. Para Marcos, em Indaiatuba foi possível construir uma represa pois, naquele município, o serviço de saneamento não é da Sabesp.

O parlamentar também comentou outra reivindicação antiga dos moradores, do prefeito, dos secretários e dos vereadores: a construção de passarelas na rodovia SP 101. Destacou que, também nesse caso, a responsabilidade é do Estado, através da Artesp. Segundo Marcos, tais melhorias são prometidas desde, pelo menos, 2011.

EDUCAÇÃO

Marcos também comentou o anúncio feito pelo Estado de que o Projeto Guri seria encerrado. Na sexta-feira (29), funcionários começaram a receber aviso prévio e, na segunda-feira (1º), o governador João Dória (PSDB) anunciou que o projeto continuará funcionando integralmente. “Para minha felicidade, vi hoje que o governador voltou atrás”, disse.

O vereador lamentou, entretanto, que cortes de gastos e desajustes estejam sendo realizados numa área tão prioritária, como a educação. “Começar uma administração cortando gastos da Educação já é começar errado”, salientou o parlamentar, citando ainda os problemas de gestão verificados na esfera federal, na mesma área.

APARTES

Ceará Mascate (PPS) ressaltou que a concessão do serviço de água de Monte Mor pertence à Sabesp. “Se alguém tem que fazer uma barragem é o Governo do Estado, não o município”, disse. Eduardo Bispo (PSDB) defendeu que o prefeito, secretários e vereadores façam cobranças efetivas ao Estado, para viabilizar a construção da represa. Waltinho Assis (PDT) afirmou que o prefeito e secretários sempre fazem cobranças de melhorias; e sugeriu que Bispo também agende reunião com o Governador, que é do PSDB, seu partido. Andrea Garcia (PDT) defendeu que o prefeito, de fato, vem cobrando melhorias ao Governo do Estado.