Para Waltinho, projeto da Reforma da Previdência mantém privilégios para algumas categorias e prejudica os mais pobres

WaltinhoAssis 25.03.2019 02No discurso, Waltinho defendeu o fim de privilégios e criticou a proposta de mudanças nas regras do BPC-LOAS29/03/2019 - O vereador Waltinho Assis (PDT), presidente da Câmara, criticou na última segunda-feira (25) a proposta de Reforma da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional. Para o parlamentar, algumas categorias profissionais - como militares, deputados e outros políticos - serão privilegiadas, enquanto os mais pobres serão prejudicados.

“Tem várias categorias que não estão entrando nessa Reforma da Previdência”, afirmou o vereador, no pronunciamento, destacando que o presidente Jair Bolsonaro, quando deputado, criticava a redução na idade mínima da aposentadoria. “Agora ele mudou o discurso”, disse Waltinho, criticando os limites previstos: idade mínima de 65 para homens e 60 para mulheres.

O vereador defendeu o fim de privilégios. E criticou a proposta de mudanças nas regras do BPC-LOAS: atualmente, o valor de um salário mínimo (R$998) é pago a idosos pobres, partir dos 65 anos; com a mudança, seriam R$400 reais a partir dos 60 anos e, apenas aos 70 anos, se pagaria o valor integral. “A pessoa não sobrevive com isso”, salientou.

Waltinho concordou com a ideia de outros parlamentares da Casa, que sugeriram que os vereadores cobrem dos deputados - “principalmente daqueles que nós ajudamos a eleger” - uma postura contrária à Reforma da Previdência. Também está prevista a elaboração de uma moção de apelo sobre o assunto, a ser encaminhada ao Congresso Nacional.

MONTE MOR

O aniversário de 148 anos de emancipação político-administrativa do município também foi abordado. Waltinho parabenizou a cidade e os trabalhadores e moradores - pessoas que nasceram aqui ou que migraram para o município. “Monte Mor é uma cidade acolhedora”, disse. “Vamos cada vez trabalhar mais, para que a cidade continue melhorando”, finalizou.