Bispo sugere a criação de represa em Monte Mor, visando ao abastecimento de água e à disponibilização de área de lazer

EduardoBispo 25.03.2019 03No discurso na Câmara, Eduardo Bispo comentou o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março26/03/2019 - Dia 22 de março foi celebrado o Dia Mundial da Água. Visando garantir o abastecimento do município e, ainda, a disponibilização de uma área de lazer para os moradores, o vereador Eduardo Bispo (PSDB) propõe que a prefeitura e a Sabesp realizem estudos, com o objetivo de viabilizar a construção de uma represa. A ideia legislativa foi apresentada durante discurso no plenário, nesta segunda-feira (25).

“Nossa cidade é rica em nascentes, com ótimas vertentes de água”, afirmou o parlamentar, ressaltando que atualmente o fornecimento de água para o município vem do Rio Jaguari. “Nossa cidade possui muitas nascentes, que poderiam suprir a necessidade da nossa população e até mesmo de cidades vizinhas”, salientou. Para Bispo, a represa também poderia ser utilizada para oferecer aos moradores um “local agradável” para passeio e práticas esportivas.

No pronunciamento, o vereador também parabenizou o prefeito de Nova Odessa e presidente do Consórcio PCJ, Benjamim Bill, pelos trabalhos realizados no consórcio e pela preocupação com a preservação da água. Parabenizou, ainda, o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, pela construção do Parque do Mirim: área de lazer localizada ao redor da represa do rio Capivari-Mirim, que garante o fomento do turismo, do lazer e da educação ambiental na cidade.

OUTROS ASSUNTOS

Bispo também sugeriu que as secretarias municipais de Meio Ambiente e Obras realizem a fiscalização da Sabesp, visando evitar o descarte de esgoto nos rios. Segundo ele, é baixa a percentagem de tratamento de esgoto no município. “Não é suficiente. Há despejo de esgoto nas ruas, córregos e rios”, disse, sugerindo uma análise das águas, para verificar o nível de poluição, que é ocasionado pelo esgoto, despejado de forma irregular.

O parlamentar também parabenizou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social pela palestra sobre assédio moral, ministrada pelo professor da Unicamp José Roberto Heloani, no último dia 21. “O professor enfatizou que os casos de assédio estão aumentando cada vez mais, e que o assediador sempre tem intenções e objetivos por trás de suas ações [...]”, disse Bispo, sugerindo que nova palestra seja realizada, no período noturno, para atingir mais pessoas.

O recente anúncio feito pela prefeitura, sobre a convocação de guardas municipais aprovados no último concurso público, também foi abordado. Bispo defendeu a realização de mais convocações de guardas, pelo município, visando, por exemplo, repor as vagas que surgirem em decorrência de aposentadorias. Para o vereador, isso evitaria a defasagem da segurança pública.

REDES SOCIAIS

Bispo também comentou o projeto de lei 21/2019, de sua autoria, que cria a Semana da Abordagem dos Perigos das Redes Sociais. “É um projeto de suma importância nos dias atuais, em que a tecnologia faz parte do dia a dia das pessoas, expondo, colocando em risco a vulnerabilidade e segurança”, salientou. A propositura foi aprovada por unanimidade, na sessão.

O vereador mencionou que, muitas vezes, as redes sociais colocam em risco a segurança das pessoas. Citou, como exemplo, o “Desafio do Momo” (conteúdo viral, violento, que teria aparecido no You Tube Kids) e o caso da mulher que foi espancada dentro da própria casa, no Rio de Janeiro, após agendar encontro amoroso através das redes sociais.

“Esse projeto vem fornecer informações à população sobre essa ferramenta [rede social] tão atual e tão perigosa ao mesmo tempo”, finalizou o vereador.