Andrea Garcia comenta o Dia Internacional de Combate às Drogas

Andrea Garcia comenta o Dia Internacional de Combate às DrogasAndrea Garcia comenta o Dia Internacional de Combate às Drogas30/06/2017 – Na sessão ordinária de segunda-feira (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, a vereadora Andrea Garcia (PDT) abordou o assunto, durante discurso no plenário da Câmara. Para a vereadora, que também é assistente social, a prevenção ao uso indevido de drogas é fundamental para a “sensibilização sobre os riscos causados”.

Citando o aumento do consumo de drogas no mundo, Andrea abordou a importância de políticas públicas na área.  “Tratar da dependência química não é apenas curar os efeitos que as drogas causam no indivíduo. É reorganizar o indivíduo por completo”, considera. De acordo com a ONU, cerca de 243 milhões de pessoas usam drogas ilícitas, atualmente.

Segundo Andrea, em Monte Mor existe um importante trabalho de prevenção, realizado pelo Programa Municipal de Educação e Segurança pela Cidadania – Futuro nas Mãos (Funam). O programa, realizado pela Guarda Civil Municipal com o apoio das escolas, tem como foco estratégico as crianças, adolescentes e jovens.

Ainda de acordo com a vereadora, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) também possui um grupo de apoio semanal, direcionado aos dependentes químicos e aos seus familiares. “A dificuldade maior é aceitar o tratamento. [A dependência química] é uma doença. E tem muito preconceito hoje na sociedade”, afirmou a vereadora.

Para Andrea, é imprescindível que o Poder Público realize trabalhos de prevenção e tratamento, em todas as esferas – municipal, estadual e federal. “É um trabalho complexo e muito extenso”, conclui.