No Mês da Mulher, Vanderlei Soares destaca importância do empoderamento feminino e do combate ao feminicídio

VanderleiSoares 07.03.2019 02Para Vanderlei Soares, o feminicídio está “aflorando na nossa sociedade”: "isso nós não podemos aceitar"11/03/2019 - Março é Mês da Mulher. Em discurso no plenário da Câmara, na última quinta-feira (7), o vereador Vanderlei Soares (MDB) comentou a importância do empoderamento feminino e do combate à violência doméstica e ao feminicídio. O pronunciamento foi feito na véspera do Dia Internacional da Mulher, celebrado na sexta-feira (8).

“As mulheres, com suas lutas e dificuldades, conseguiram muitas conquistas”, salientou o vereador, destacando a importância do empoderamento e da busca constante pela igualdade de gêneros, inclusive no mercado de trabalho. Para Vanderlei, o feminicídio está “aflorando na nossa sociedade”, atualmente. “Isso nós não podemos aceitar”, salientou.

“Em briga de covarde e mulher, meta a colher. Faça zoeira, chame atenção. O que nós não podemos aceitar é mais uma mulher morrer em silêncio. Este mês, nós temos que levantar essa bandeira”, orientou o parlamentar, no discurso, destacando que é preciso denunciar as situações de violência e garantir o reconhecimento dos direitos femininos.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Vanderlei também comentou o projeto do Executivo que trata da regularização fundiária urbana, aprovado pela Câmara. Destacou que, em 2013, acompanhou de perto a luta das famílias, quando ocorreu a primeira notificação judicial visando à desocupação das áreas do Jardim Moreira e Jardim Colina. Na época, explicou, uma liminar derrubou a decisão.

O vereador disse que, mesmo com o projeto, algumas áreas ocupadas não poderão ser cedidas pelo Poder Público, por se tratar de APPs (áreas de preservação permanente). “A luta não vai ser fácil”, disse, explicando que já sugeriu que a prefeitura crie loteamento de interesse social e doe terrenos a famílias carentes, nos casos em que não houver alternativa (leia aqui).

VILA POSSATO

O parlamentar também disse que, em parceria com Andrea Garcia (PDT), recolheu assinaturas de moradores da Vila Possato, que reivindicam que pessoas com necessidades especiais, idosos e crianças do bairro sejam atendidos no posto de saúde do Jardim Progresso. Em breve, afirmou, uma reunião será agendada, visando apresentar tal demanda à Secretaria de Saúde.