Vereadores aprovam moção de aplausos aos profissionais e voluntários que atuaram na tragédia de Brumadinho

Geral 25.02 6Vista geral do plenário, durante a sessão ordinária da Câmara27/02/2019 - Bombeiros, médicos, policiais civis e militares e voluntários que trabalharam no resgate das vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), são homenageados pela moção de aplausos 2/2019. De autoria da vereadora Dila (MDB), a propositura foi aprovada por unanimidade, na sessão da última segunda-feira (25).

“Foi feito um trabalho de imensa grandeza, seja ele por terra ou por ar, do amanhecer ao entardecer”, afirma a vereadora, em trecho da moção. “Desejo aqui registrar o trabalho intenso no resgate à vida, seja humana ou animal, realizada por estes grandes heróis, seres humanos como nós”, complementa a parlamentar, no documento.

Dila também destaca o apoio da Polícia Militar, que mobilizou quase mil integrantes, “seja para garantir a segurança das casas que tiveram que ser abandonadas às pressas, evitar o acesso às áreas inundadas pelo mar de rejeitos ou auxiliar os trabalhos de uma eventual evacuação de áreas de risco”. Segundo a imprensa, 179 pessoas morreram e 131 ainda continuam desaparecidas.Dila 25.02.2019 moçãoA vereadora Dila, autora da moção de aplausos

“O rompimento da barragem da Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho, no último dia 25 de janeiro, deixou um rastro de lama, de maneira horrenda: pessoas mortas, desaparecidas e casas destruídas na região, enfim, um caos, um desastre que feriu a alma e o coração de cada brasileiro”, ressalta a moção, aprovada na mesma data em que a tragédia completou um mês.

OUTRAS VOTAÇÕES

Na sessão, a Câmara também aprovou o projeto de lei 17/2019, que “autoriza o Executivo Municipal a receber em doação o bem imóvel que especifica e dá outras providências”; e a moção 3/2019, “de apelo ao Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, para agilizar os processos referentes ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS”.