Visando melhorias no serviço prestado, Vanderlei Soares defende abertura de licitação para o transporte público no município

VanderleiSoares 04.02.2019Vanderlei sugeriu que prefeitura rescinda o contrato com a atual empresa de transporte público municipal08/02/2019 - O vereador Vanderlei Soares (MDB) defende que o município rescinda o contrato com a atual empresa de transporte público municipal e abra nova licitação para o serviço. A sugestão foi emitida durante discurso no plenário da Câmara, na última segunda-feira (4). “Existem empresas boas fora desse grupo que está aí [...] Existem outras empresas que poderiam prestar um serviço de qualidade”, disse.

O parlamentar também comentou, no discurso, que a recente mudança da empresa que transporta alunos da rede pública foi positiva para os usuários. Com a saída da empresa anterior, “por falta de pagamento”, a prefeitura precisou abrir uma nova licitação. “[A empresa] declinou do contrato antes de terminar o prazo”, explicou o parlamentar, elogiando o setor de Licitações do Executivo, pela rapidez na nova contratação.

A nova empresa, disse Vanderlei, vem sendo elogiada pelos pais de alunos. “Isso mostra para nós que, de repente, o prefeito [Thiago Assis - MDB] possa tomar coragem, e abrir uma nova licitação para o transporte público municipal”, ressaltou Vanderlei, lembrando que, “fora desse grupo que está aí” (composto por empresas como Rápido Luxo, Boa Vista e Viação Lira) existem no mercado outras empresas aptas a prestar o serviço.

RECESSO PARLAMENTAR

Vanderlei também ressaltou que, durante o período de recesso parlamentar, os vereadores atuaram atendendo reivindicações de moradores e, ainda, comparecendo em sessões extraordinárias. E citou algumas situações ocorridas entre dezembro e janeiro, que demandaram uma atuação dos parlamentares e do Poder Público.

Sobre os problemas de marcação de consultas no posto de saúde do Parque Residencial São Clemente, o vereador sugeriu que se altere a dinâmica de fazer os agendamentos: ou seja, que não se concentre, num único dia, a marcação para diversas especialidades, visando evitar a superlotação. “A gente já fez esse pedido, há um tempo atrás”, disse.

Com relação às enchentes ocorridas em janeiro, Vanderlei parabenizou os bombeiros voluntários e as equipes da Defesa Civil e da Assistência Social da prefeitura, pelo amparo prestado às famílias. “Precisamos continuar lutando para que um dia o município consiga recursos para desassorear o Rio Capivari”, defendeu o vereador.

Para Vanderlei, com a realização de um trabalho de limpeza e desassoreamento do rio, o problema de enchentes - que é “contínuo” e ocorre “desde o surgimento de Monte Mor” - seria resolvido. “Conversando com as pessoas mais antigas, [nos informam que] já tivemos enchentes piores. E a cidade não era tão grande, não era impermeabilizada, com asfalto, prédios”.

UNIFORMES ESCOLARES

O vereador também comentou que os alunos da rede pública municipal não recebem uniformes há mais de dois anos. E sugeriu que prefeitura elabore projeto, visando fabricar tais peças no próprio município. A iniciativa, explicou, seria uma forma de geração de renda - já que os alunos poderiam receber um auxílio financeiro ao participar desses cursos, nos quais seriam fabricados os uniformes. “Isso geraria segurança para os alunos, para os pais. E geraria uma renda para as pessoas que precisam”, defendeu Vanderlei.

Em aparte, Jesus Lopes (PR) disse que a prefeitura realizou recentemente uma licitação para compra de uniformes escolares. Disse, ainda, que o Executivo já acatou a ideia de Vanderlei, e iniciará em breve um projeto piloto, visando a fabricação dos uniformes no próprio município.