Na primeira sessão ordinária do ano, Câmara inicia utilização do painel eletrônico do SAPL, em fase de testes

04.02.2019 painelPainel eletrônico do SAPL: recurso é gratuito, sem ônus para o Legislativo, e auxiliará os trabalhos parlamentares, nas sessões05/02/2019 - A Câmara de Monte Mor iniciou nesta segunda-feira (4), ainda em fase de testes, a utilização do seu painel eletrônico. Trata-se de ferramenta integrante do SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, do Interlegis/Senado Federal.

Em discurso, o presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis (PDT), destacou que o recurso é gratuito, sem ônus para o Legislativo, e auxiliará os trabalhos parlamentares, nas sessões. O vereador também agradeceu aos servidores envolvidos na implementação do sistema.

Durante a sessão de ontem - que não teve votações de projetos, mas apenas a apresentação de indicações e proposituras - o painel eletrônico exibiu o nome dos vereadores que discursaram, além da contagem de tempo de cada fala, conforme o Regimento Interno.

Segundo o Interlegis, o painel eletrônico promove “a transparência dos trabalhos” legislativos, uma vez que permite exibir, nos televisores instalados no plenário,  informações como: presença no expediente, matérias em votação, votos dos parlamentares e resultados de votações.

MODERNIZAÇÃO

O painel eletrônico é uma ferramenta do SAPL 3.1, versão que está sendo utilizada pela Câmara desde dezembro. De acordo com os setores de Informática e Secretaria Legislativa, no futuro, o recurso possibilitará, inclusive, a realização de votações eletrônicas, pelos parlamentares.

O SAPL da Câmara de Monte Mor - disponível no endereço https://sapl.montemor.sp.leg.br/ - permite, ainda, a divulgação de proposituras, matérias e demais documentos relacionados ao processo legislativo. Cerca de 70% da legislação municipal já está disponível, para consulta.