Bispo comenta novas USF’s e reclama que prefeitura não ouviu os moradores que pediam o não fechamento do antigo Celestino

EduardoBispo 03.12.2018"A prefeitura não ouviu a necessidade das pessoas”, lamentou Eduardo Bispo, em discurso na Câmara07/12/2018 - Na última segunda-feira (3), no plenário, o vereador Eduardo Bispo (PSDB) comentou as inaugurações das duas novas Unidades de Saúde da Família (USF) do município. Lamentou, entretanto, que o município não atendeu à reivindicação de moradores, que pediam a continuidade dos atendimentos no antigo posto Celestino, nas proximidades da Câmara.

De acordo com Bispo, um abaixo-assinado será entregue ao Poder Executivo, com tal reclamação. “O prefeito não ouviu as 250 pessoas que pediam para ficar no Posto Celestino [...] A prefeitura não ouviu a necessidade das pessoas”, lamentou. No documento, disse Bispo, usuários da USF “manifestaram desacordo com transferência da unidade para outro local”.

“Atualmente a localização é perfeita, e a sua área é de abrangência”, disse Bispo, se referindo ao antigo posto Celestino - cujos atendimentos foram transferidos para a nova unidade, recém-inaugurada, no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima, também na região central. “Infelizmente, o postinho [antigo], que hoje não paga aluguel, será fechado”, frisou.

NOVAS UNIDADES

No pronunciamento, Bispo também parabenizou e agradeceu ao ex-governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), pelo investimento nas duas novas USF’s: “Dr. Higor César Ramos Camargo/Celestino Leite Guedes”, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, e “Maria José Paviotti”, no São Clemente. Foram investidos R$7,4 milhões nas construções.

As obras, explicou, “fazem parte do primeiro lote de clínicas do Programa Saúde em Ação, do governo do Estado, em parceria com as prefeituras”. Bispo também parabenizou o prefeito, “que não mediu esforços para que Monte Mor recebesse essas duas unidades de saúde”, as equipes de saúde, e os vereadores, que aprovaram os projetos que viabilizaram o convênio.

GUARDA MUNICIPAL

Bispo também parabenizou a corporação da Guarda Civil Municipal (GCM), e o secretário de Segurança Adelício Paranhos, pelos 39 anos da GCM, comemorados recentemente. Salientou que a entidade atua “prestando um serviço à população, orientando e principalmente protegendo os munícipes”. E voltou a pedir a convocação dos guardas aprovados no concurso público.

ESCORPIÕES

O vereador também comentou recente reportagem da TVB Record, que relatava a infestação de escorpiões na Escola Municipal “Jorge Chaud”, no bairro Jardim Moreira. Parabenizou a secretária Marli Brischi, pela suspensão imediatas das aulas, devido ao problema. E pediu que a Secretaria de Zoonozes faça vistorias nas demais escolas do município.

Bispo também pediu que a prefeitura realize mutirões de limpeza, visando retirar entulhos dos terrenos baldios. Pediu, ainda, a notificação de proprietários de terrenos que acumulem lixo, conforme prevê a lei municipal 1286/2008. “A nossa cidade não está suportando mais a situação de infestação de escorpiões, baratas, ratos, devido ao descarte irregular de entulhos e lixos”.

DUPLICAÇÃO DA RODOVIA

No pronunciamento, o vereador voltou a cobrar uma atuação da Comissão Especial da Câmara, criada para acompanhar a nova fase de duplicação da Rodovia SP-101, no trecho entre Monte Mor e Capivari. O objetivo, explicou, é evitar que “essa rodovia seja concluída sem esse retorno” - reivindicação esta, principalmente, de moradores e empresas instaladas no entorno da via.

Para Bispo, a não instalação do dispositivo traria prejuízos aos usuários. O parlamentar também ressaltou que seu gabinete já enviou ofício ao Governo do Estado e à Artesp, informando esta necessidade. Na época, explicou, foi informado que deveriam ocorrer adequações, tanto no projeto da obra, pela concessionária Rodovias do Tietê, quanto no Plano Diretor, pelo município.