Vereadores aprovam projeto de lei que cria o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Câncer de Estômago

03.12.2018 GeralPlenário, durante a sessão ordinária: projeto foi aprovado por unanimidade04/12/2018 - Anualmente, em 28 de setembro, será celebrado o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Câncer de Estômago. A ideia legislativa é fruto do projeto de lei 126/2018, de autoria das vereadoras Neide da Especialidade (MDB) e Dila (MDB), aprovado nesta segunda-feira (4). O documento segue agora para sanção do Poder Executivo.

A criação da data, que será incluída no Calendário Oficial de Eventos, tem o objetivo de “esclarecer a sociedade sobre a doença e seus sintomas, bem como qualificar os profissionais de saúde para as ações de prevenção e tratamentos”, ressalta artigo do projeto, que foi aprovado por unanimidade. O município também poderá promover palestras e seminários sobre o assunto.

Dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA) informam que, no Brasil, os tumores de estômago “aparecem em terceiro lugar na incidência entre homens e em quinto, entre as mulheres”. Para 2018, a estimativa é que ocorram cerca de 21 mil novos casos - sendo 13.540 em  homens e 7.750 em mulheres, informa a página oficial do instituto.

“O objetivo hoje, em relação ao câncer de estômago, é estimular e conscientizar as pessoas a procurarem o médico e, ao mínimo sintoma, realizarem uma endoscopia digestiva”, destaca trecho da justificativa do projeto de lei. As autoras também ressaltam que o diagnóstico precoce da doença simboliza um potencial de cura de cerca de 100%.

Em discurso, Dila (MDB), que também é enfermeira, ressaltou a importância da prevenção da doença. “Temos que incentivar a população a reconhecer cada caso, cada situação”, disse. De acordo com a parlamentar, existem diversos fatores de risco, como a hereditariedade, o tabagismo, a ingestão de alimentos embutidos e conservas, dentre outros.

Ainda de acordo com o Inca, “não há sintomas específicos do câncer de estômago. Porém, alguns sinais, como perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar tanto uma doença benigna (úlcera, gastrite, etc.) como um tumor de estômago”. Daí a importância de se procurar ajuda médica.

NeideDaEspecialidade pl127 04.12Autoras do projeto: Neide da Especialidade...   Dila pl127 04.12... e Dila, durante pronunciamentos