Segundo Vanderlei Soares, construção da UPA será retomada, mas prédio será destinado a outros estabelecimentos de saúde

VanderleiSoares 26.11.2018 3"Os equipamentos que foram comprados serão utilizados lá. Mas não será mais UPA”, explicou Vanderlei Soares29/11/2018 - O vereador Vanderlei Soares (MDB) afirmou, na última segunda-feira (26), no plenário da Câmara, que a construção do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será retomada e finalizada. Destacou, entretanto, que o espaço será destinado a outros estabelecimentos, como Unidades Básicas de Saúde.

“A [obra da] UPA vai ser retomada. Mas não se chamará mais UPA. Com essa mudança do governo federal, Michel Temer, o programa acabou”, disse o parlamentar. “Aquele prédio será terminado. Os equipamentos que foram comprados, que estão guardados, serão utilizados lá. Mas, não será mais UPA”, explicou Vanderlei.

“Infelizmente, de dois anos para cá os repasses [federais] foram diminuindo”, disse, ressaltando que, com isso, a empresa contratada abandonou a construção. “A prefeitura seguiu todos os trâmites normais: notificou a empresa, pediu que voltasse a obra”, disse o vereador, lembrando que, por essa falha (abandono de obra), a construtora ficará proibida de participar de licitações.

O parlamentar também salientou que, recentemente, a Câmara aprovou o projeto de lei 111/2018, de suplementação de ficha no Orçamento, que garantiu recursos de R$841.768,77 - que serão destinados à finalização da construção da UPA. E que a prefeitura realizou processos licitatórios, e já contratou a nova empresa que dará andamento às obras.

Vanderlei abordou o novo uso do prédio. “Possivelmente, o posto de saúde do Jardim Paulista e Jardim Alvorada mudará de lugar. Irá para aquele espaço muito grande, enorme, onde as pessoas poderão ser atendidas. E nós estamos ajudando o governo municipal a discutir”, afirmou, ressaltando que GARE e consultórios odontológicos também poderiam ser instalados no local.

O uso alternativo dos prédios das Unidades de Pronto Atendimento está previsto nas alterações ao Decreto nº 7.827/2012, que foram assinadas em maio, pelo presidente da República. Com a medida, estados e municípios podem utilizar a estrutura de UPAs, que estão prontas e sem funcionar, para outra finalidade na área da saúde, sem precisar devolver recursos federais.

OUTROS POSTOS

Vanderlei comentou que a nova UBS do bairro Jardim São Clemente será inaugurada no próximo dia 4 de dezembro. Afirmou, ainda, que outras unidades, “de mesmo padrão”, serão entregues futuramente: no Jardim Colina (contemplando as equipes que já atuam no antigo espaço) e no novo prédio da USF “Igor César Ramos Camargo”, no centro. O “Novo Igor”, explicou Vanderlei, englobará as equipes da unidade e, ainda, da USF “Celestino Leite Guedes”, em prédio localizado próximo ao Centro Odontológico. “As pessoas serão melhor atendidas”.

HOSPITAL

Vanderlei também concordou com a sugestão de João do Bar (MDB), que propôs a realização de campanhas para ajudar o Hospital Sagrado Coração de Jesus. “É um hospital filantrópico, uma associação, que vive de doações e do repasse mensal da prefeitura. E do dinheiro do SUS, que chega [a cada] dois, três meses, depois dos atendimentos”, disse Vanderlei. “Cada um de nós pode fazer um pouquinho. Eu tenho feito minha parte”, disse.

O parlamentar também comentou o alagamento ocorrido no espaço, no último final de semana, devido às fortes chuvas. “Não é rotineiro. Foi uma coisa esporádica. Nós temos que verificar em que podemos ajudar, e melhorar, para que não volte a acontecer”, concluiu.