Com o fim do acordo com Cuba, abertura de vagas no Mais Médicos garantirá a contratação de brasileiros, diz Ceará Mascate

CearáMascate 26.11.2018No discurso, Ceará Mascate parabenizou o programa Mais Médicos - que, segundo ele, “agora funciona de verdade”29/11/2018 - O vereador Ceará Mascate (PPS) afirmou, nesta segunda-feira (26), no plenário da Câmara, que o fim do acordo entre o Brasil e Cuba, e a consequente abertura de vagas no Mais Médicos, garantirá oportunidades de trabalho para profissionais do país. Para Ceará, muitos médicos brasileiros não tinham oportunidade de ingressar no programa do governo federal.

“Para mim é um orgulho dizer que agora está dando certo. Agora funciona”, disse o parlamentar, afirmando que 98% das vagas - abertas pelo Governo, em edital emergencial, visando substituir os profissionais cubanos que regressarão ao país, após o término do acordo - haviam sido preenchidas. Em Monte Mor, disse Ceará, as vagas (seis, no total) também foram preenchidas.

O vereador parabenizou o programa - que, segundo ele, “agora funciona de verdade”. “Não é justo um brasileiro passar oito anos da vida dele estudando [Medicina] e não ter condições de trabalhar no próprio país [...] Os nossos jovens que se formaram estavam aí parados”, acredita o parlamentar, que também destacou as altas mensalidades dos cursos de Medicina privados.

No pronunciamento, Ceará também disse que a contratação de médicos brasileiros auxiliará a economia do país. “Esse dinheiro vai ficar no Brasil, vai circular aqui dentro”, afirmou, ao mesmo tempo manifestando pesar pela saída dos cubanos.  “Não era a nossa intenção que eles fossem embora. [Mas isso] só provou que havia uma ditadura nesse Estado, nesse país”.

O parlamentar se referia ao regime de contratação no programa - segundo o qual, pelo acordo entre o Brasil e Cuba, os médicos da ilha recebiam apenas uma parte do salário pago pelo governo brasileiro; a outra, cerca de 70%, era remetida diretamente ao país de origem. Na semana passada, Ceará já havia falado que tal contratação era similar à escravidão.

ADESÃO

A alta procura nos novos editais - segundo Ceará, mais de 30 mil profissionais se inscreveram - comprova, para o vereador, o sucesso do programa. “Muitos torceram para que esse programa do Governo Bolsonaro desse errado. E está dando certo [...] Vão faltar vagas. Só assim nós poderemos cobrar que contratem mais médicos, pois haverá médicos sobrando”, previu.

A abertura das novas vagas ocorreu depois que Cuba anunciou a saída dos médicos do programa, alegando discordar de declarações emitidas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Com isso, o governo brasileiro abriu inscrições para preencher  8.517 vagas. Nesta etapa, podem se inscrever médicos formados em instituição brasileira ou com diploma revalidado no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, das 30.734 inscrições feitas até segunda-feira (26), 21.407 haviam sido efetivadas e 8.278 profissionais tinham sido alocados. Tais médicos terão até o dia 14 de dezembro para se apresentarem nos municípios, entregando todos os documentos exigidos no edital. “Até o momento, 224 médicos já se apresentaram nas UBSs”, afirma a pasta.

APARTE

Pastor Elias (MDB) disse que a abertura de vagas para brasileiros no Mais Médicos “é uma maneira, também, desses formandos ajudarem, nesse momento em que o Brasil tanto precisa deles”. O parlamentar também criticou os termos do acordo anterior e afirmou que, anualmente, isso geraria um repasse de mais de R$1 bilhão para Cuba - o que poderia ser considerado “lavagem de dinheiro” - termo, segundo ele, usado pelo colunista Merval Pereira.

OUTROS ASSUNTOS

Ceará anunciou, ainda, que a inauguração da Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim São Clemente está marcada para a próxima terça-feira (04/12), a partir das 14 horas. E convidou os moradores da região para o evento, no qual estará presente. “É um benefício para todos [os moradores] da região do Nova Alvorada, Bela Vista e São Clemente”, salientou.

O parlamentar também disse, no discurso, que acompanhou, recentemente, o serviço de poda e remoção de árvore, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Jardim São Clemente. A melhoria, afirmou Ceará, foi realizada em atendimento a uma indicação de seu gabinete. O vereador agradeceu à secretaria, pelo serviço.