Autora de moção que pede o aumento do efetivo da PM, Andrea Garcia comenta situação da segurança pública em Monte Mor

AndreaGarcia 21.11.2018Segundo Andrea Garcia, o governo do Estado tem feito poucos investimentos em segurança pública, no município26/11/2018 - A vereadora Andrea Garcia (PDT) é autora da moção de apelo 12/2018, que pede a ampliação do efetivo de Policiais Militares (PMs) que prestam serviços em Monte Mor. A propositura será votada na sessão desta semana, na Câmara. Na última quarta-feira (22), no plenário, a parlamentar comentou o baixo efetivo de PMs e Policiais Civis, na cidade.

Segundo Andrea, o governo do Estado tem feito poucos investimentos em segurança pública, no município, o que sobrecarrega as atividades da Guarda Civil Municipal. “O município tem investido na prevenção. Só que o Estado está deixando muito a desejar”, disse a vereadora, ressaltando que a GCM é responsável por cerca de 80% dos atendimentos na área.

“Não estou criticando a Polícia Militar de Monte Mor. Estou criticando o Governo do Estado, que deixou de investir na nossa segurança pública”, ressaltou a vereadora, lembrando que as polícias Militar e Civil atuam com um mínimo de efetivo. Além disso, ressaltou Andrea, o delegado da cidade acumula as funções também em Hortolândia.

GUARDA MUNICIPAL

No discurso, Andrea afirmou que esteve reunida com o Secretário Municipal de Segurança Pública, Adelício Paranhos, para abordar o assunto - e, inclusive, entender as atribuições do Estado e do município, na área. Conforme a Constituição Federal, a segurança pública é “dever do Estado”; e os municípios têm a competência para desenvolver ações de prevenção à violência.

A vereadora destacou que, na reunião, foram apresentados os equipamentos de monitoramento por vídeo, “de primeira linha”, um investimento do município de cerca de R$ 1 milhão. Além disso, Monte Mor investiu em viaturas; no Funam - que atende mais de mil crianças; e na Patrulha Maria da Penha - que acompanha 68 mulheres vítimas de violência doméstica.

“O município está fazendo o papel do Estado, que nem é dele”, disse Andrea, ressaltando que em cidades vizinhas, como Hortolândia, o quadro do efetivo estadual de segurança é maior. A vereadora também disse que pretende agendar uma reunião com o futuro secretário estadual de Segurança, o montemorense João Camilo Pires de Campos, para apresentar tais demandas.

OUTROS ASSUNTOS

Andrea também parabenizou o município pelas aulas de açougueiro do Via Rápida Empregos, que estão sendo realizadas no município. Comentou o Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20. E parabenizou o prefeito Thiago Assis (MDB), pelo início da pavimentação da Rua Siqueira Campos, demanda que, em 2017, foi foco de indicação de seu gabinete.