Para Jesus Lopes, Dia da Consciência Negra deve proporcionar reflexões sobre práticas cotidianas de racismo e discriminação

JesusLopes 21.11.2018"Infelizmente temos muitas dificuldades, e uma delas é essa: a discriminação, o racismo”, disse Jesus Lopes, em discurso22/11/2018 - O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi comentado pelo vereador Jesus Lopes (PR), durante discurso no plenário da Câmara, nesta quarta-feira (21). Para o parlamentar, trata-se de uma “data muito importante”, a partir da qual a sociedade precisa fazer uma “análise de consciência” sobre práticas cotidianas de racismo.

“Nós vivemos num país democrático, onde as leis são respeitadas. Mas infelizmente temos muitas dificuldades, e uma delas é essa: a discriminação, o racismo”, ressaltou o vereador. Segundo Jesus, é preciso fazer uma reflexão crítica sobre o assunto: “e ver como estamos atuando, se estamos discriminando pessoas, se estamos praticando racismo disfarçado”, disse.

O parlamentar também lembrou, no discurso, que existem outras formas de discriminação, comumente verificadas no convívio diário. “Como estou tratando o meu próximo, o meu amigo, o meu semelhante? Que isso seja um ponto de reflexão, que possamos refletir”, disse. Em Monte Mor, o Dia da Consciência Negra foi instituído pela lei municipal 1439/2009.

CURSO PROFISSIONALIZANTE

Jesus também anunciou que nesta terça-feira (22) será realizada a aula inaugural do curso de açougueiro do Via Rápida Empregos, em Monte Mor. As aulas serão realizadas em uma carreta do programa, instalada na Praça Tese Marini, no centro. “Os munícipes vão poder desfrutar desses cursos, e poder se capacitar, para conseguir um emprego melhor”, disse.

De acordo com o parlamentar - que, recentemente, visitou o espaço - a carreta também está equipada para o curso de panificação, que ocorrerá a partir do próximo ano, na cidade. Além disso, afirmou o vereador, no pronunciamento, o Via Rápida deverá disponibilizar, no município, curso profissionalizante na área de imagem pessoal - com noções de maquiagem, manicure etc.

Ainda segundo Jesus, foi grande a procura pelo curso de açougueiro: as 60 vagas se esgotaram, e existem pessoas na fila de espera. O parlamentar destacou que a vinda dos cursos do Via Rápida Empregos para Monte Mor é resultado de solicitação sua, em parceria com o presidente da Câmara, Waltinho Assis (PDT). Em 2017, já havia sido realizado o curso de pintor, na cidade.

LIMPEZA DE TERRENOS

Jesus também disse que moradores têm reclamado do acúmulo de lixo em terrenos e da necessidade de limpeza dos mesmos, visando evitar a incidência de animais peçonhentos. Após reunião com o secretário de Meio Ambiente, Miguel Padilha, o vereador disse que a pasta está viabilizando e atendendo reivindicações, “dentro do possível”. Pediu paciência aos moradores, e informou que em breve será realizado um mutirão de limpeza.