Após reclamar da fila de espera, Dila informa que prefeitura vai realizar exames de endoscopia e colonoscopia, em breve

Dila 12.11.2018“A nossa fila é enorme. Mas estou muito grata, pois agora vai acontecer”, disse a vereadora Dila, durante o discurso21/11/2018 (Atualizada às 13h47*) - A vereadora Dila (MDB) informou, na última segunda-feira (12), que a prefeitura irá realizar exames de endoscopia e colonoscopia, com o objetivo de reduzir o tamanho das filas de espera. A decisão, comemorou a parlamentar, foi tomada pelo Executivo após a repercussão de discurso, no qual a parlamentar denunciou a grande demora na marcação desses exames.

“A gente vem aqui, fala, causa um impacto, revolta […] Mas temos que falar mesmo. Temos que brigar pelos direitos da população”, disse. Em outubro, Dila havia reclamado que cerca de 1,6 mil pessoas aguardavam o agendamento de endoscopias e 800 pessoas, colonoscopias. Segundo ela, a vereadora Neide da Especialidade (MDB) também fez pedidos sobre o mesmo assunto.

Na última segunda-feira, no plenário da Câmara, Dila informou que, de acordo com a servidora Marlúcia, da Secretaria Municipal de Saúde, em breve os exames começarão a ser agendados. “[A prefeitura] já contratou o profissional. Só estão faltando alguns materiais para chegar, e logo iniciará [a marcação dos exames]”, comemorou.

A parlamentar também voltou a destacar a urgência da redução das filas para esses “exames tão necessários”. “A nossa fila é enorme. Mas estou muito grata, pois agora vai acontecer”, disse a vereadora, agradecendo ao prefeito Thiago Assis (MDB), à secretária de Saúde Neiri Passos e equipe, e à servidora da pasta, Marlúcia, que é responsável pela área de exames.

NOVEMBRO AZUL

Em aparte ao discurso de Dila, o vereador Pastor Elias (MDB) parabenizou a vereadora pela cobrança e atuação. E lembrou que, conforme informações da imprensa, somente em 2018, cerca de 68 mil novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados. O vereador fez apelo, para que os homens façam o exame preventivo, quebrando assim o estigma.

Dila destacou, no pronunciamento, que no próximo dia 28, na USF “Celestino Leite Guedes, no centro, será realizado um mutirão de PSA - exame que é utilizado para diagnosticar a existência de células cancerígenas na próstata. Segundo a vereadora, no caso de alterações no resultado, os pacientes são imediatamente ao urologista, a fim de fazer o exame de toque.

***

* Notícia atualizada, para correção da data do mutirão - que será no dia 28/11, e não no dia 29, como constava anteriormente.