Vanderlei Soares comenta alto índice de votos em branco, nulos e abstenções no 2º turno: “temos que fortalecer a democracia”

VanderleiSoares 29.10.2018 3"A cada eleição a democracia se fortalece", disse Vanderlei Soares, em discurso no plenário da Câmara31/10/2018 - Nesta segunda-feira (29), durante discurso no plenário da Câmara, o vereador Vanderlei Soares (MDB) comentou o alto índice de votos nulos, brancos e de abstenções ocorridas no segundo turno das eleições para presidente e governador, realizadas no último domingo (28). O parlamentar também abordou a importância do regime democrático. “Temos que fortalecer a democracia. Essa eleição foi prova disso. A cada eleição a democracia se fortalece, melhora. E nós temos que continuar trabalhando, para que isso prevaleça”, ressaltou.

O vereador citou os números. Jair Bolsonaro (PSL), presidente eleito, obteve 57,7 milhões de votos, enquanto Fernando Haddad (PT) conquistou cerca de 40 milhões. “E no terceiro grupo, que se absteve, anulou o voto [ou votou em branco], foram 42 milhões de pessoas. Muita gente, né?”, comentou Vanderlei. Na eleição estadual, explicou, “também tivemos um grande número de abstenções, brancos e nulos, de 12 milhões [de pessoas]”. O governador eleito João Dória (PSDB) obteve 10,9 milhões de votos e Márcio França (PSD), 10,2 milhões.

“Temos que orar e rezar, para que eles possam fazer o melhor possível, para que nossa democracia cada vez seja mais forte”, disse Vanderlei, ressaltando que presidente e governador eleitos irão governar não apenas para os seus eleitores, mas para todos os brasileiros. O parlamentar também manifestou expectativa de que o futuro governador faça mais investimentos em segurança pública. “A nossa Guarda [Civil Municipal, GCM] é excelente. Eles dariam o suporte à PM, mas hoje eles fazem o papel da polícia, que é ausente, com pouco efetivo”, disse.

Para Vanderlei, a segurança é “uma obrigação do Estado”. Parabenizando a equipe da Guarda, o vereador destacou que, atualmente, a corporação chega a fazer trabalho de polícia, de prevenção e até de investigação. O parlamentar também sugeriu que o novo governador invista em educação e saúde. E defendeu o debate sobre a necessidade de implantação de retorno ou marginal, na SP 101, para atender aos moradores do Jardim Progresso e região do pedágio, no novo trecho em duplicação. “Vamos retomar essa conversa do dispositivo”, disse.

OUTROS ASSUNTOS

No discurso, Vanderlei Soares também parabenizou a equipe da Escola Vista Alegre, os pais e alunos, pela peça teatral apresentada na sexta-feira (26), no Ginásio Joaquinzão. “É muito bom a gente ver que no nosso município existem esses trabalhos extraclasse”, disse.

Comentou, ainda, o pedido de munícipes, que solicitam a ampliação da parada de ônibus, nas proximidades do hospital. Segundo Vanderlei, o Diretor de Trânsito, Everaldo de Morais, informou que a melhoria será feita assim que chegar o material (tinta) para sinalização da via.

O parlamentar também convidou os vereadores para a reunião da Associação de Moradores do Quinhões, que ocorrerá nesta quinta-feira (1º), às 19h. O encontro contará também com a presença do secretário Vilson Amaral (obras), e abordará os problemas da comunidade.