Preocupado com “invasão de capivaras”, Bispo pede adoção de medidas no entorno da Avenida Ayrton Senna

EduardoBispo 29.10.2018Segundo Eduardo Bispo, a febre maculosa já causou mortes em diversas cidades da Região Metropolitana de Campinas30/10/2018 (Atualizada em 31/10/2018, às 9h18*) - O vereador Eduardo Bispo (PSDB) manifestou preocupação com a “invasão de capivaras” que tem ocorrido na Avenida Ayrton Senna - à “beira rio”, nas proximidades da pista de caminhada. Em discurso nesta segunda-feira (29), o vereador sugeriu que a prefeitura tome medidas, já que o animal é hospedeiro do carrapato estrela, principal vetor da febre maculosa.

Bispo destacou que, conforme notícias divulgadas pela EPTV, a doença já causou vítimas mortes em diversas cidades da região. Em Limeira, afirmou, um jovem de 26 anos morreu; e em Americana, uma criança de 4 anos também foi vítima fatal da doença. Na RMC - Região Metropolitana de Campinas - já ocorreram 24 mortes em 2018, disse o parlamentar.

Dentre as medidas sugeridas ao Setor de Zoonoses da prefeitura está a pulverização e roçagem do local, além da instalação de uma cerca em toda a extensão da avenida. A pulverização, explicou, serviria para eliminar possíveis ovos do carrapato, evitando a disseminação da doença. Já a cerca garantiria mais segurança aos motoristas, evitando que os animais cheguem à pista.

Segundo Bispo, diversos usuários do local - como pessoas que fazem caminhadas e praticam exercícios físicos na área de lazer - enviaram reclamações sobre a incidência de capivaras, ao seu gabinete. O vereador também destacou que esteve na pista de caminhada, recentemente, e que também constatou a presença destes animais no local.

VIOLÊNCIA

O parlamentar também comentou o Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), do Instituto Sou da Paz, divulgado na semana passada. Segundo o estudo - que é feito em cidades com mais 50 mil habitantes - Monte Mor é a cidade da RMC mais exposta à violência, com índice 26,74. “Quanto maior é o índice, maior é o problema de violência na cidade”, disse.

Bispo afirmou que, segundo o estudo, o município aparece na frente, inclusive, das cidades de Campinas e Hortolândia, no quesito violência. “Para vocês verem o quanto está deficiente a questão da nossa segurança”, salientou. O vereador também voltou a pedir que a prefeitura contrate os guardas civis municipais aprovados no último concurso público.

“O concurso vencerá no dia 13 de janeiro de 2019. Ainda dá tempo de contratar [os guardas municipais aprovados], para aumentar o efetivo do nosso município, para conter a onda de furtos e assaltos que vem ocorrendo”, destacou o vereador, em seu pronunciamento, pedindo a atenção do prefeito e da Secretaria de Segurança Pública, para o problema.

POSTOS DE SAÚDE

No discurso, Bispo também pediu que a prefeitura e a secretaria de Saúde “analisem e façam um planejamento, antes de tomar qualquer decisão” com relação à Unidade de Saúde da Família (USF) “Celestino Leite Guedes”, localizada no centro. “Muitas pessoas me procuraram, [afirmando] que são contrárias a esse [eventual] fechamento”, afirmou.

Segundo Bispo, a USF Celestino atende 7 mil moradores, e a unidade Igor César Ramos, também no centro, outros 9 mil, totalizando 16 mil usuários. Para o vereador, o eventual remanejamento desses atendimentos para a nova unidade de saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima, na região central, poderia trazer superlotação, no futuro.

O vereador citou o futuro lançamento do condomínio Central Park - que, segundo ele, possui 1085 lotes, o que aumentaria os atendimentos na futura unidade, levando à superlotação. “Imagina concentrar todo esse pessoal naquele único posto. Vejo a necessidade de refletir, planejar e buscar mais informações. Pois o povo quer que continue onde está”, salientou.

Bispo também parabenizou a equipe da prefeitura e o prefeito, pela conquista das três novas unidades de saúde do município, nos bairros São Clemente, Nossa Senhora de Fátima e Jardim Alvorada. Agradeceu ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), pelos investimentos realizados na cidade. E parabenizou os servidores públicos pelo seu dia, comemorado no domingo (28).

***

*Notícia atualizada, para substituição da palavra "loteamentos", publicada anteriormente, pela palavra "lotes", que é a correta.